Se reparaste que a bateria do teu smartphone Android começa a gastar-se mais rapidamente do que o habitual, é provável que tenhas uma aplicação “vampiro” à solta. Isto significa que uma ou mais aplicações estão a consumir a tua bateria em segundo plano, mesmo quando não as estás a usar ativamente.
Descobre se tens aplicações a gastar bateria em segundo plano
Todas as aplicações consomem bateria, mas algumas são especialmente culpadas de gastá-la em segundo plano. Felizmente, é fácil localizar e lidar com estas aplicações gulosas. Ao tomar medidas, não só vais conseguir prolongar a vida da bateria diária, como também vais reduzir a necessidade de carregar o teu dispositivo tão frequentemente, poupando nas contas de eletricidade.
Além disso, ao limitar o número de “ciclos de carregamento”, vais estar a prolongar a vida útil total da bateria do teu smartphone. Assim, poderás ficar com o teu dispositivo durante mais tempo.
Como identificar e controlar as aplicações “vampiro”
Para descobrir quais as aplicações que estão a drenar a tua bateria, tens de ir à aplicação Definições e procurar a opção Bateria. Aí, poderás tocar em Bateria > Utilização da bateria para obter uma análise detalhada de como as aplicações estão a consumir a carga.
Ao tocar em cada aplicação listada, poderás ver ou alterar a forma como estas utilizam a bateria. Para algumas, é possível ativar ou desativar o funcionamento em segundo plano, o que pode ajudar a reduzir significativamente o consumo de bateria.
A Google recomenda ainda que mantenhas ativada a opção de Otimização da bateria. Se identificares uma aplicação que quase não usas, mas que está a causar um consumo significativo de bateria, considera a possibilidade de a desinstalar completamente.
Por isso, se estás a lutar para passar um dia inteiro sem carregar o teu smartphone Android, verifica já as tuas definições de bateria. Podes ter um “vampiro” à espreita!
Outros artigos interessantes: