Pois é, parece que o polémico Elon Musk está a meter-se em água quente novamente. Este bilionário excêntrico, que tem dedos em todas as tortas, desde a Tesla até à SpaceX, arranjou mais sarilhos.
Depois de comprar o Twitter, a rede social amada e odiada por milhões, Musk decidiu dar-lhe uma nova identidade, renomeando-a com um “X”. No entanto, parece que esta jogada pode sair-lhe caro.
Encontrando X no mapa de problemas
Desde o anúncio do novo nome do Twitter, as críticas de confusão e descontentamento têm aumentado. Para muitos utilizadores, Musk está a destruir o produto que comprou, introduzindo alterações que ninguém parece compreender completamente.
No entanto, a letra “X” tem um significado especial para Musk, que já demonstrou a sua obsessão por ela na SpaceX. Infelizmente para ele, outras empresas, como a Microsoft e a Meta, já registaram a marca “X”, segundo informações recolhidas pela agência Reuters.
O fantasma do tribunal ronda a X
Segundo o especialista em propriedade intelectual, Josh Gerben, citado na mesma fonte, é praticamente certo que o Twitter será processado. Com quase 900 marcas registadas que utilizam a letra “X” numa variedade de indústrias, as repercussões legais parecem inevitáveis.
Embora as empresas Microsoft e Meta possam ser os demandantes menos plausíveis, isto não significa que outros não irão pedir compensação. Por exemplo, a Microsoft registou a letra “X” como parte do seu sistema de comunicações Xbox. A Meta, por outro lado, tem a letra “X” registada desde 2019 para software e redes sociais.
O sonho de 1999 de Musk pode transformar-se num pesadelo em 2023
O “X” tem sido um sonho persistente para Musk desde 1999, quando o domínio X.com apareceu pela primeira vez como um serviço de banca online. Este serviço evoluiu para incluir quase tudo e acabou por se fundir com o PayPal antes de ser adquirido pelo eBay. Agora, Musk pretende transformar o Twitter no super contentor que sonhou há quase 25 anos.
Sem dúvida, nos próximos dias, ouviremos mais vozes discordantes que se unem contra Musk por infringir marcas registadas. Estaremos atentos a quaisquer novidades neste campo.
Outros artigos interessantes: