Este ano de 2023, foi anunciado antes mesmo de começar, como uma ameaça para muitas empresas diante de previsões econômicas globais ruins, perspectivas inflacionárias e altas taxas de juros. Muitas empresas, especialmente entre as grandes empresas de tecnologia e startups, viram milhares de demissões em meio a um ambiente de crédito e taxa de juros menos favorável para as empresas.
Já era esperada uma alta mundial da taxa de juros desde o ano passado, porque a inflação aumentou em vários países e, portanto, foi necessário aumentar a taxa básica de juros para gerenciar e mitigar seus efeitos sobre os setores econômicos e a população.
Com o segundo semestre batendo em nossa porta, muitos traders estão pensando em onde aplicar seus capitais e quais são os melhores investimentos para esses próximos meses.
Onde investir?
Ainda que o pior já tenha passado em termos de tendências de crescimento inflacionário, os indicadores do banco central europeu devem se manter em patamar superior ao dos últimos 20 anos nos próximos meses, por isso considerar diversos investimentos para se proteger da inflação pode valer a pena.
Investimentos que geralmente são considerados hedges de inflação são considerados retornos que excedem a inflação média. Estes podem incluir: ações de empresas que podem elevar os preços dos produtos de acordo com a inflação; imóveis; investimentos atrelados a commodities; títulos de taxa variável; fundos mútuos, fundos de índices, mercado cambial – forex.
Tendências de investimentos
Inteligência artificial – IA, além da adoção de grandes projetos como o bate-papo GTP, é um fenômeno que afeta quase todos os aspectos da atividade humana e tem um potencial que ainda não previsível, apostar em ações individuais ainda é muito arriscado e, portanto, melhor investir em um fundo de índice – ETF que seja inteligência artificial ou em robótica, como o Global X Robotics & Artificial Intelligence ETF, a L&G ROBO Global Robotics and Automation e a Lyxor MSCI Robotics & AI.
Segurança e transição energética, o que significa que as nações soberanas devem ter um suprimento de energia estável, confiável e de longo prazo suficiente para atender à demanda e, ao mesmo tempo, garantir o bem-estar adequado e equitativo dos cidadãos, esta tendência tornou-se especialmente importante em 2022 como resultado das tensões geopolíticas m consequência dos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia, para se posicionar sobre esta questão, vale a pena olhar para as fontes de energias e as energias renováveis, focando a atenção nos fundos de índices especializados neste setor, como: a First Trust Nasdaq Clean Edge Green Energy OICVM ETF Acc, a iShares Global Clean Energy OICVM ETF USD e a Invesco Global Clean Energy OICVM ETF Acc.
Segurança cibernética é, sem dúvida, um dos temas mais quentes dos últimos anos, e tornou-se especialmente importante devido à crescente disseminação de plataformas digitais em todos os setores, ao forte foco das autoridades reguladoras em questões de segurança cibernética e aos significativos investimentos públicos e privados, realizados e esperados neste campo, como: a L&G Cyber Security OICVM, a WisdomTree Cybersecurity OICVM ETF USD Acc e a Rize Cybersecurity and Data Privacy OICVM.
Os fundos que são diversificados de forma bastante ampla, são as opções onde ocorrerá maior rentabilidade para os investidores, se tornando uma sólida estratégia ao distribuir seu capital. A diversificação de recursos em classes de ativos, zonas geográficas e setores contribui na redução de riscos e aumenta a chance de obter retornos consistentes de longo prazo.
Permitindo equilibrar o desempenho de diferentes investimentos porque nem todos os ativos se movem na mesma direção ou na mesma velocidade. Por fim, depois de adquirir conhecimento, definir metas e construir um fundo de emergência, é importante começar a investir aos poucos.
Outros artigos interessantes: