Com a Stadia fora do jogo desde o início deste ano, a Google está aparentemente a preparar uma nova jogada no universo dos videojogos, desta vez dentro do YouTube, com os “Playables”. Será este o próximo passo da gigante tecnológica para conquistar os entusiastas de videojogos?
Jogos na ponta dos teus dedos
Segundo o Wall Street Journal, o YouTube está a testar internamente uma nova funcionalidade para jogar online. Com o nome de “Playables”, esta funcionalidade oferece jogos acessíveis diretamente na aplicação ou site do YouTube, tanto em dispositivos móveis como em computadores.
O relatório aponta a existência de vários jogos, mas apenas detalha um: o “Stack Bounce”, um jogo de arcade onde os jogadores tentam destruir camadas de tijolos com uma bola saltitante. Este jogo já está a ser testado internamente com os funcionários da empresa.
Uma rápida pesquisa revela que o “Stack Bounce” é um título existente do GameSnacks, um projeto do Area 120 destinado a criar jogos para dispositivos de baixo poder que têm conexões lentas. Estes jogos já estão disponíveis no Android Auto e diretamente na web.
Aposta na diversificação
No entanto, ainda não está claro se estes leves títulos HTML5 são o único objetivo do YouTube com os “Playables”. O WSJ indica que esta pode ser a tentativa da empresa de encontrar “novas áreas de crescimento após uma desaceleração nos gastos com publicidade”.
Quando questionada, a Google afirmou: “Os videojogos sempre foram um foco no YouTube. Estamos sempre a experimentar novas funcionalidades, mas não temos nada para anunciar neste momento.”
E o futuro?
Lançar títulos do GameSnacks pode não se encaixar obviamente com o resto do site de vídeos e outras recentes expansões, como os Podcasts do YouTube. Além disso, não existe um verdadeiro aspeto comunitário por trás destes jogos curtos.
A integração da Stadia com o YouTube permitia entrar nos jogos diretamente de um vídeo ou até mesmo juntar-se a uma transmissão ao vivo. No entanto, essa tentativa da Google no mundo dos jogos não teve grande adesão.
Neste momento, ainda estamos à espera do resto do plano de Jogos da Google após o lançamento do cliente para PC. Uma extensa estratégia foi revelada devido ao processo judicial entre a Apple e a Epic Games em 2021.
Outros artigos interessantes: