O YouTube está a testar uma política de três avisos destinada a utilizadores que recorrem a software de bloqueio de anúncios. A novidade foi descoberta por um utilizador do Reddit e confirmada pela própria plataforma de vídeos em declarações ao Android Authority. Mas, afinal, como funciona?
Regras para os desafiantes da publicidade
Um porta-voz do YouTube confirmou a realização de uma experiência global em que se apela aos espetadores que têm bloqueadores de anúncios ativados para permitirem a apresentação de anúncios na plataforma ou para experimentarem o YouTube Premium.
Este teste consiste em alertar várias vezes os utilizadores que têm ativados os bloqueadores de anúncios. E atenção: se insistirem em manter esses programas ativos, o YouTube poderá bloquear temporariamente a reprodução de vídeos.
O que acontece se ignorares os avisos
O YouTube refere que leva muito a sério a desativação da reprodução de vídeos e só o fará se os utilizadores ignorarem repetidamente os pedidos para desativarem o bloqueio de anúncios na plataforma.
No caso de haver utilizadores que sintam que foram falsamente identificados como usando um bloqueador de anúncios, a empresa disponibiliza um link no aviso para partilhar esse feedback.
Lembra-te que a deteção de bloqueadores de anúncios não é uma novidade. Outras empresas frequentemente pedem aos seus utilizadores para desativarem esses programas. No entanto, esta iniciativa do YouTube, com a política de três avisos, é uma abordagem mais dura para encorajar os utilizadores a visualizar anúncios ou a optar pela versão Premium do serviço.
Outros artigos interessantes: