A Microsoft está a preparar-se para lançar o Windows Copilot, uma funcionalidade de inteligência artificial (IA) para o Windows 11. Esta será disponibilizada para os testers no programa Windows Insider nas próximas semanas. Um vislumbre desta nova tecnologia mostra como ela utiliza a potência de renderização do Microsoft Edge para criar uma plataforma de ajuda de IA para os utilizadores de desktop.
O que é o Windows Copilot
O objetivo do Windows Copilot é integrar o Microsoft Edge e o Bing Chat no Windows 11. Os utilizadores podem esperar um melhor desempenho ao utilizar o Bing Chat. Este último é um chatbot de IA alimentado pelo ChatGPT da OpenAI, dentro de um contentor baseado na web ativado pelo Microsoft Edge. As funcionalidades do Microsoft Edge no Bing Chat fazem com que o Windows 11 e o Windows Copilot funcionem melhor e mais rapidamente. Note-se também que as primeiras versões desta atualização de IA já foram testadas dentro do sistema operativo. O Windows Latest teve acesso a uma versão especial de pré-lançamento do Windows 11.
Uma assistência inteligente ao teu alcance
Quando os nossos amigos do Windows Latest questionaram o Windows Copilot sobre o seu funcionamento interno, o assistente alimentado pelo Bing explicou como funciona. Esta ferramenta de IA permite aos utilizadores alterar facilmente as configurações do sistema operativo. O Copilot facilita a realização de ações como ativar o Modo Escuro ou ativar o Não Perturbar. Além disso, o Copilot proporciona uma maneira mais fácil de controlar a tua experiência no Windows, abrindo programas específicos como o Microsoft Word ou o PowerPoint.
Apesar de ser baseado na web, o Copilot no Windows 11 tem a capacidade integrada de reconhecer os programas que estás a usar no momento e integrá-los no sistema operativo sem esforço. Por exemplo, quando estás a trabalhar profundamente no Outlook ou no Word, o Windows Copilot pode ser chamado para te ajudar a escrever e-mails ou até a oferecer resumos de ensaios escritos no Word. No entanto, é importante lembrar que, como o Copilot depende do ChatGPT do Bing, pode não mostrar informações precisas ou recusar determinadas tarefas.
A vantagem de ser baseado na web
O Windows Latest também revelou a capacidade da Microsoft de modificar o Bing.com para o Windows 11 usando plugins internos. Estes componentes especiais, por vezes chamados de “cartões de ação” ou “ações de desktop”, permitem ao Copilot identificar os teus hábitos de uso do sistema operativo e fazer sugestões relevantes. Estes “cartões de ação” e algumas outras opções transformam o chat do Bing.com numa ferramenta muito útil.
Apesar de ser baseado na web, o Windows Copilot é uma funcionalidade útil, rápida e inteligente. Isso deve-se ao facto de a Microsoft sempre se preocupar com a fluidez das operações e o fácil desempenho dos seus produtos. No entanto, muitas correções chegam após as atualizações.
Sendo uma ferramenta baseada na web, a Microsoft atualizará as funcionalidades chave do Windows Copilot quando necessário.
A Cortana foi lançada pela primeira vez com o Windows 10, com o objetivo de facilitar o uso do sistema operativo. No entanto, muitos utilizadores não ficaram satisfeitos, relatando que a Cortana não era rápida nem fornecia informações atualizadas, além de não conseguir lidar com tarefas complexas.
A Microsoft quer resolver estes problemas utilizando as funcionalidades do ChatGPT, Bing, Microsoft Edge e plugins da OpenAI.
A fonte também mencionou que a Microsoft está a preparar-se para lançar o Windows Copilot para testers nas próximas semanas, dando aos fãs a oportunidade de ter um olhar pessoal sobre a IA de ponta.
Outros artigos interessantes: