A Apple está a dar um passo gigante no mundo da realidade aumentada e virtual com o lançamento do seu novo sistema operativo, o visionOS. Este sistema operativo foi desenvolvido especificamente para o headset Vision Pro da Apple, que é um dos mais completos headsets de realidade aumentada e virtual destinados ao público.
O visionOS é o que a Apple afirma ser o primeiro sistema operativo espacial do mundo, misturando conteúdo digital com espaço físico. É o sistema operativo que alimenta o Apple Vision Pro e tudo o que ele pode fazer, tal como o iOS alimenta todas as experiências no iPhone.
Funcionalidades do visionOS
O visionOS apresenta uma interface completamente nova em três dimensões, diferente do que estamos habituados a ver nos nossos smartphones e computadores. O conteúdo digital parece e sente-se presente no mundo físico do utilizador. Os elementos da UX de visionOS respondem dinamicamente à luz natural, lançam sombras, dando ao utilizador uma sensação de escala e distância.
O visionOS tem dois espaços para as aplicações existirem: um Espaço Partilhado (Realidade Aumentada com possibilidade de multitarefa) e um Espaço Completo (Realidade Virtual com foco absoluto numa única aplicação).
Controlos do visionOS
O headset Apple Vision Pro não precisa de controladores dedicados. Isso coloca um desafio único para o visionOS, pois os controladores teriam simplificado o trabalho da Apple. Então, como se navega pelo visionOS?
A Apple resolve isto optando por um sistema de entrada completamente novo controlado por uma combinação dos olhos, mãos e voz de uma pessoa, em vez de controladores manuais que precisam de ser ligados ou carregados.
Aplicações do visionOS
O visionOS é um novo sistema operativo para uma nova categoria de produtos, por isso é óbvio que também virá com as suas próprias aplicações e loja de aplicações.
A Apple criou uma versão especial da loja de aplicações para o headset, apresentando aplicações de desenvolvedores terceiros que estarão a desenhar novas experiências de aplicações que aproveitam tudo o que o Vision Pro e outros futuros headsets da Apple têm para oferecer.
Conectividade e Ecossistema do visionOS
O visionOS da Apple faz parte do ecossistema de software da Apple, e se há uma coisa que a Apple faz bem, é o jogo do ecossistema. Portanto, se tens outros dispositivos Apple que usas regularmente, podes ter a certeza de que o Apple Vision Pro com visionOS se encaixará perfeitamente na tua vida.
A Apple ainda não detalhou muitas propostas de conectividade e ecossistema para o visionOS. Uma delas é que o visionOS funciona perfeitamente com acessórios Bluetooth como o Magic Keyboard e o Magic Trackpad.
Perguntas frequentes
O visionOS é de código aberto? Não, o visionOS não é de código aberto. Sendo um produto da Apple, não há hipótese de isso mudar no futuro.
O visionOS precisa de uma conexão ativa com um iPhone ou MacBook para uso regular? Não. O visionOS funciona de forma independente no headset Apple Vision Pro e não requer uma conexão ativa com um iPhone ou MacBook para uso regular. No entanto, precisarás de um iPhone para a configuração inicial do Apple Vision Pro.
A Apple comentou sobre a capacidade de instalar aplicações no visionOS? A Apple não comentou sobre a capacidade de instalar aplicações no visionOS. É provável que os desenvolvedores possam instalar aplicações para testes no Apple Vision Pro. No entanto, é extremamente improvável que a Apple permita que os consumidores regulares instalem aplicações no visionOS no seu headset Vision Pro.
Outros artigos interessantes: