Nos tempos modernos, parece cada vez mais importante ensinar aos nossos filhos o valor do dinheiro. Se eles não compreenderem a diferença entre moeda real e dinheiro dentro de uma aplicação, podem vir a enfrentar o mesmo problema que uma família na China acabou por sofrer.
Uma menina de 13 anos conseguiu gastar 64 mil dólares (cerca de 53 mil euros) dos quais 16,8 mil dólares foram para contas de jogos e 30 mil para compras dentro do jogo, tudo isto usando o cartão de débito da mãe, de acordo com o que foi relatado por um canal de televisão da província de Henan. A mãe só percebeu o sucedido quando a conta bancária apresentava apenas 7 cêntimos.
O lado oculto dos jogos de smartphone
A adolescente alega não saber de onde vinha o dinheiro, mas admite ter associado o cartão de débito da mãe ao seu smartphone. Para esconder o gasto excessivo dos pais, a menina chegou a eliminar registos de chats e transações. Ela conseguiu ter acesso à conta do cartão de débito depois de ter obtido a password quando a mãe a deixou usar o cartão uma vez para fazer uma compra. Além disso, a adolescente chegou a enviar dinheiro para colegas de escola que notaram que ela estava a gastar muito em jogos de smartphone.
“Se eu não lhes enviasse dinheiro, eles chateavam-me o dia todo. Se eu contasse ao professor, tinha medo que ele contasse aos meus pais e que eles se zangassem”, disse a menina, em lágrimas, ao canal de televisão Elephant News. A cobertura da história pelo canal de televisão Elephant News foi vista mais de 140 milhões de vezes no Weibo.
Um apelo à devolução do dinheiro gasto
A mãe da adolescente afirmou: “Nunca pensei que uma menina de 13 anos pudesse fazer isto. Estou atordoada; sinto que a minha cabeça vai explodir.” Desde o incidente, a mãe tem tentado obter o reembolso de parte do dinheiro gasto na plataforma de jogos, mas ainda não conseguiu recuperar o montante total.
Outros artigos interessantes: