Tire as principais dúvidas que você tem sobre o uso das lentes de contato
As lentes de contato são excelentes aliadas de milhões de pessoas todos os dias. Elas são uma excelente alternativa aos óculos para correção visual, oferecendo mais conforto para que as pessoas possam realizar as atividades do dia a dia.
No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre elas. A melhor forma de usar, os diferentes tipos, se elas são permitidas para todos os públicos. Portanto, antes de providenciar a sua lente de contato Acuvue, aprenda um pouco mais sobre o que é verdade e o que é mito envolvendo as lentes de contato.
Lentes oferecem risco caso a pessoa fique muito tempo em frente às telas
Mito. Pelo contrário, existem modelos de lentes que ajudam a preservar a saúde dos olhos e protegê-los da luz emitida em telas de computadores, smartphones e TVs. Esses modelos contam com controle da luz e filtro da luz azul, que são capazes de bloquear até 55% da luz azul em ambientes externos e nos internos, 15%. Isso sem contar que também ajudam a melhorar a visão noturna, o contraste entre cores e reduzem o impacto da claridade intensa.
Crianças e adolescentes não devem usar lentes de contato
Mito. Não existe uma idade limite para o uso das lentes. Inclusive, elas são uma alternativa viável em casos de miopia na infância, ajudando crianças e adolescentes a se sentirem confortáveis em eventos sociais ou a praticar exercícios. A única observação dessas situações é que os responsáveis pela criança devem estar conscientes sobre os cuidados que as lentes exigem, ensinando seus filhos a limpar, manusear e cuidar das lentes corretamente.
Não se deve dormir utilizando lentes de contato
Verdade. Até existem algumas lentes que são autorizadas a serem utilizadas no período noturno em situações especiais ou com indicação médica. Entretanto, de uma maneira geral, a orientação dos médicos é que nunca se durma utilizando as lentes de contato, uma vez que a pálpebra fechada irá dificultar a oxigenação da córnea. Essa situação pode gerar problemas com o uso da lente.
As lentes de contato podem ser compartilhadas
Mito. Isso nunca deve ser feito, em hipótese alguma, mesmo que o grau da lente seja apropriado para mais de um usuário. Lentes são itens individuais e ao serem utilizadas entram em contato com mucosas, secreções e lágrimas — algo que não pode ser compartilhado com outra pessoa. Assim, elas devem ter um único proprietário, que deve usá-las e cuidar delas durante o tempo que o fabricante indicar que é a sua validade.
As lentes não podem ser lavadas com água
Verdade. Higienizar as lentes de contato com água que não é tratada previamente, como água corrente, é um risco enorme. Isso porque ela pode conter microrganismos, incluindo um chamado de Acanthamoeba, que é muito comum em água de torneira, piscina ou rio. Se ele se instala na lente, é capaz de causar problemas gravíssimos na visão. Portanto, o ideal é que as lentes sejam lavadas com uma solução própria para isso. Inclusive, essa solução também deve ser utilizada para limpar o estojo em que elas são armazenadas.
Existem lentes para todos os graus
Verdade. A boa notícia é que há modelos disponíveis para qualquer tipo de necessidade, incluindo pessoas diagnosticadas com miopia, hipermetropia, presbiopia ou astigmatismo. Dessa forma, o paciente pode ter certeza que o oftalmologista irá conseguir uma lente que ajude a corrigir a sua disfunção.
As lentes podem ser compradas por conta própria
Não é um mito, mas também não é uma atitude indicada para se fazer. A recomendação dos especialistas é sempre realizar uma consulta oftalmológica para se fazer o diagnóstico mais preciso e, assim, poder ser indicado um tipo que mais atende às necessidades da pessoa. Em muitos casos, as lentes não têm o mesmo grau dos óculos, sendo necessário fazer uma adaptação no grau para que o modelo escolhido seja seguro e apropriado para os olhos.
Outros artigos interessantes: