Os EUA já são o segundo maior mercado do mundo de veículos elétricos. Os Estados Unidos ultrapassaram a Alemanha e estão apenas atrás da China.
No primeiro trimestre de 2023, os Estados Unidos da América ultrapassaram a Alemanha e tornaram-se o segundo maior mercado de carros elétricos (EV) do mundo, impulsionados por um aumento significativo nas vendas, de acordo com a empresa de análise Counterpoint. Apenas a China supera os EUA em termos de adoção de veículos elétricos, revela o relatório do grupo de analistas.
Créditos fiscais estimulam vendas de veículos elétricos nos EUA
Os créditos fiscais para veículos elétricos têm desempenhado um papel crucial no estímulo às vendas nos EUA e podem ter contribuído para o crescimento da indústria automóvel como um todo. Enquanto as vendas de automóveis com motor de combustão se mantiveram estáveis, os veículos elétricos registaram um aumento expressivo, revelou a Counterpoint.
Marcas líderes e modelos mais populares
Não é surpresa que a Tesla esteja na liderança, representando 62,7% das vendas de veículos elétricos no trimestre. Os modelos Modelo Y e Modelo 3 ocuparam os dois primeiros lugares. Em segundo lugar, a grande distância, está a General Motors (GM), com o Bolt EUV e o Bolt tradicional, representando 7,6% das vendas. A Volkswagen detinha 6,3% do mercado graças ao seu modelo ID.4.
No segmento de híbridos plug-in, a Stellantis liderou com quase 43,9% de participação, impulsionada pelos modelos PHEV Wrangler e Grand Cherokee da Jeep, bem como pelo monovolume Chrysler Pacifica. A BMW ficou em seguida, com 16,1%, representada pelo modelo X5, enquanto o RAV4 da Toyota contribuiu para um aumento de 15,4%.
Perspetivas futuras para as vendas de veículos elétricos nos EUA
A Counterpoint demonstra otimismo em relação às vendas futuras de veículos elétricos nos EUA. Embora as regras revistas tenham reduzido a lista de automóveis que são elegíveis para créditos fiscais, estes ainda têm o potencial para influenciar a procura. Além disso, as fases iniciais da recuperação económica podem ajudar a aumentar o interesse dos consumidores pelos carros elétricos. Saliente-se que o aumento da produção interna de alguns veículos elétricos, como o VW ID.4 e os futuros modelos Hyundai, deverá ampliar a gama de veículos elegíveis para receber os créditos.
Preparativos para um aumento nas vendas de veículos elétricos
O aumento nas vendas de veículos elétricos era esperado em algum momento, tendo em vista que Estados como a Califórnia e Nova Iorque exigirão que os automóveis de passageiros novos vendidos sejam EV até 2035. Marcas como a GM já se comprometeram tornarem-se totalmente elétricas por volta dessa mesma data. No entanto, se a análise da Counterpoint estiver correta, este crescimento acelerado já está em curso, indicando um cenário promissor para o mercado de carros elétricos nos EUA.
Outros artigos interessantes: