O conglomerado multinacional chinês BBK Electronics parece estar a dar os últimos passos na Alemanha. O grupo BBK é a empresa-mãe de grandes marcas de smartphones, incluindo Realme, Oppo, Vivo e OnePlus. No entanto, das quatro marcas de smartphones, a Realme é a única que ainda opera no mercado alemão, mas isso pode estar prestes a mudar.
Porque está a Realme a abandonar a Alemanha?
Em 2021, a Nokia processou a Oppo e a OnePlus por violação de patentes na Alemanha. A Nokia acabou por ganhar o processo e a Oppo e a OnePlus foram forçadas a cessar as operações no país. Agora, o mesmo processo é esperado para forçar outra empresa detida pela BBK a terminar a sua operação na Europa.
Segundo um relatório da NextPit, a Realme está a abandonar o mercado alemão porque a patente da Nokia restringia os negócios da Realme no país. Esta notícia surge menos de duas semanas depois de a Vivo, outra empresa detida pela BBK, ter encerrado as suas lojas online na Alemanha. O site oficial da Vivo na Alemanha mostra apenas uma breve declaração a dizer que os produtos da Vivo já não estão disponíveis no país.
O futuro da Realme na Europa
Segundo o relatório, a divisão europeia da Realme disse à Nextpit que os negócios da Realme na Alemanha tinham “abrandado” após alguma consulta interna e o processo pendente da Nokia. No entanto, a empresa ainda está à espera de desenvolvimentos positivos em relação às negociações de licenças com a Nokia antes de retomar as operações na Alemanha.
Embora o relatório não confirme diretamente a saída da Realme da Alemanha, sugere que é iminente. Também nota que a Realme se focará noutros mercados europeus centrais, incluindo Itália, Polónia, Espanha e os Balcãs. A Realme também continuará a oferecer suporte e a prestar serviço aos seus smartphones na Alemanha, apesar da saída iminente.
Outros artigos interessantes: