O Samsung Galaxy S23 Ultra é um dos smartphones não dobráveis mais caros do mercado, com um preço inicial de Rs 1,24,999. Mas alguma vez te perguntaste quanto custa produzir este smartphone topo de gama?
De acordo com a mais recente pesquisa da Counterpoint, a Lista de Materiais (BoM) para o Samsung Galaxy S23 Ultra é de $469 (cerca de 435 euros). Esta lista de materiais é para a variante base do S23 Ultra com 8GB/256GB e 5G sub-6GHz. Para referência, a lista de materiais para o Samsung Galaxy S21 Ultra com o Snapdragon 888 era de $533 (cerca de 494 euros).
O “imposto” da Qualcomm
A Qualcomm é responsável pela maior parte da lista de materiais do Galaxy S23 Ultra, representando 34%, sendo a maior parte deste valor para o processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2. Além disso, a Samsung trabalhou com a fabricante de semicondutores para introduzir uma versão personalizada do chip SD 8 Gen 2.
Para além do processador, a Qualcomm também fornece vários componentes para a conectividade sem fios e desenha o leitor de impressões digitais ultrassónico, bem como os ICs de gestão de energia e a eletrónica de áudio. Isto explica também porque é que a Samsung continuou a usar o Exynos durante tanto tempo, apesar do seu desempenho inferior nos últimos anos.
A lista de materiais do Samsung Galaxy S23 Ultra
Na verdade, a participação da Qualcomm na lista de materiais é ainda maior do que a da Samsung, que é de 33%. A Samsung, por sua vez, fornece o painel LTPO para o Galaxy S23 Ultra, bem como a memória flash NAND e o pacote de bateria. Além disso, duas das cinco câmaras, incluindo o novo sensor HP2 de 200 MP e a câmara selfie de 12 MP, são fornecidas pela Samsung.
A Sony fornece os dois sensores de câmara telefoto e periscópio IMX754 de 10 MP e o sensor ultrawide IMX564 de 12 MP. A STM fabrica o módulo de AF laser, o controlador do painel tátil e vários outros sensores, incluindo o acelerómetro e o giroscópio. A NXP projetou o IC de carregamento com fio do telefone, enquanto a Convenient Power foi responsável pelo IC de carregamento sem fios.
É importante notar que a lista de materiais para o Galaxy S23 Ultra não inclui pesquisa e desenvolvimento, marketing, apoio ao cliente, envio e garantia, entre outras coisas. Além disso, em regiões como a Índia, a variante base do Galaxy S23 Ultra vem com 12GB de RAM, enquanto algumas versões do dispositivo também apresentam conectividade mmWave.
A produção do Samsung Galaxy S23 Ultra tem um custo significativo, mas isso não é surpreendente, dado o seu estatuto de smartphone topo de gama. Com a Qualcomm a representar uma grande parte da lista de materiais, é interessante ver como a Samsung equilibra os custos de produção com o preço final do produto. No entanto, é importante lembrar que o custo de produção é apenas uma parte do preço final do smartphone, que também inclui outros fatores como pesquisa e desenvolvimento, marketing e apoio ao cliente.
Outros artigos interessantes: