A Qualcomm decidiu antecipar o lançamento do seu novo processador, o Snapdragon 8 Gen 3, e tudo indica que ele irá ser revelado em breve.
A empresa norte-americana anunciou a data do próximo Snapdragon Summit, que deverá decorrer a 24 de outubro, em Maui, no Havai. Existem grandes expectativas de que o Snapdragon 8 Gen 3 seja apresentado ao mundo durante este evento e que os primeiros smartphones equipados com este novo processador possam chegar ao mercado já em novembro.
Motivações para a Antecipação
A Qualcomm não forneceu detalhes sobre as razões que a levaram a antecipar o lançamento do Snapdragon 8 Gen 3. No entanto, especula-se que a empresa possa estar a abandonar a ideia de introduzir um upgrade a meio do ano para a sua linha de processadores de alto desempenho.
Ou seja, em vez de lançar uma versão “plus” do Snapdragon 8 Gen 2, a empresa pode optar por dar aos fabricantes a escolha entre o Snapdragon 8 Gen 3 ou uma versão personalizada do Snapdragon 8 Gen 2, semelhante ao que acontece com a Samsung.
Aposta da Xiaomi
Em consonância com esta informação, a marca chinesa Xiaomi parece estar a adaptar-se a este novo calendário. Segundo o “Digital Station”, famoso por antecipar lançamentos no mundo dos smartphones, o Xiaomi 14 poderá ser lançado já em novembro, antecipando o cronograma habitual da marca. Para recordar, o Xiaomi 13 foi revelado em dezembro do ano passado e lançado em outros mercados nos meses seguintes.
Pormenores do Processador
Falando agora das características técnicas deste potente processador, especula-se que o Snapdragon 8 Gen 3, baseado num nó de 4 nm, apresentará uma nova configuração de 8 núcleos. A CPU será liderada por um novo Cortex-X4, cinco núcleos de alto desempenho e dois núcleos de eficiência energética. A velocidade máxima do processador deverá ser aumentada para 3,7 GHz, um aumento significativo face aos 3,36 GHz atuais.
O Processador e a Gráfica
No que toca à parte gráfica, o processador de oito núcleos deverá ser associado ao Adreno 750. Esta nova unidade gráfica poderá trazer um desempenho 50% superior ao atual Adreno 740.
Por isso, é com grande expectativa que aguardamos para ver como se irá portar o novo topo de gama da Qualcomm, comparativamente ao futuro Apple A17 Bionic, em termos de velocidade e eficiência. Este último deverá equipar o novo iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max de 6,29”.
Outros artigos interessantes: