A Qualcomm surpreendeu o mercado ao anunciar hoje o lançamento de uma nova geração dos seus processadores Snapdragon destinados a smartphones acessíveis. O Snapdragon 4 Gen 2 é uma renovação na gama de produtos da empresa para dispositivos de gama mais baixa. Segundo a Qualcomm, o novo processador traz velocidades rápidas de CPU, conectividade 5G e potenciais melhorias na experiência fotográfica em câmaras integradas.
A tecnologia por detrás do Snapdragon 4 Gen 2
O novo processador de baixo custo da Qualcomm inclui um CPU Kryo, com velocidades máximas até 2,2 GHz, um ligeiro aumento em relação à geração anterior. Um detalhe notável é o suporte para a tecnologia Quick Charge, que possibilita carregar 50% da bateria em apenas 15 minutos. Não foram revelados detalhes sobre a capacidade da bateria, mas com base nesta informação, já podemos ter uma ideia do desempenho da carga.
O novo processador suporta ainda ecrãs FHD+ com taxas de atualização de até 120fps. Embora isto não signifique necessariamente que todos os futuros smartphones económicos suportarão tais ecrãs, a funcionalidade é uma possibilidade que os fabricantes de telemóveis poderão aproveitar.
Uma nova experiência fotográfica à vista
O Snapdragon 4 Gen 2 também permite algumas melhorias na câmara. Entre elas, a estabilização eletrónica de imagem, um autofoco mais rápido e redução aprimorada do desfoque. O novo SoC também oferece filtragem temporal multi-câmara (MCTF) para uma redução drástica no ruído durante a gravação de vídeo. Adicionalmente, dispõe de ajustes de iluminação baseados em inteligência artificial para fotografias em condições de pouca luz e uma ferramenta de remoção de ruído de fundo também baseada em AI.
O Snapdragon 4 Gen 2 é produzido num nó de 4nm, o que o torna competitivo em termos de desempenho e eficiência energética.
Disponibilidade e especificações do Snapdragon 4 Gen 2
Os primeiros dispositivos equipados com este processador deverão estar disponíveis no final deste ano. Entre as especificações, destacam-se um GPU Adreno, suporte para ecrãs FHD+ a 120 Hz, memória LP-DDR5x até 3200 MHz, ISPs Spectra de 12 bits duplos e o Modem Snapdragon X61 5G.
Fica atento aos lançamentos do final do ano. Este novo processador pode ser o motor dos próximos smartphones económicos que vão chegar ao mercado.
Outros artigos interessantes: