A Apple atingiu um novo marco com o iOS 16. A empresa revelou recentemente que 81% dos utilizadores de iPhone já têm o iOS 16 instalado nos seus smartphones. Este número impressionante chega mesmo antes do anúncio do iOS 17, previsto para a próxima semana.
O iOS 16, que foi lançado ao público em setembro de 2022, tem agora uma adesão significativa entre os utilizadores da Apple. Em detalhe, 81% de todos os dispositivos iOS estão a executar o iOS 16. Enquanto isso, 13% dos dispositivos ainda têm o iOS 15, que continua a receber atualizações de segurança. E apenas 6% dos dispositivos ainda têm versões mais antigas do sistema operativo. No que diz respeito ao iPad, 71% de todos os iPads têm o iPadOS 16, enquanto 20% têm o iPadOS 15 e 9% têm versões mais antigas do sistema operativo.
iOS 16 mais popular em dispositivos recentes
Olhando mais de perto, a Apple também forneceu dados filtrados por dispositivos lançados nos últimos quatro anos. O iOS 16 está instalado em 90% dos iPhones 11 e modelos mais recentes. Apenas 2% desses dispositivos não foram atualizados para o iOS 15 ou iOS 16. Quanto ao iPadOS 16, está a ser executado em 76% dos iPads lançados nos últimos quatro anos, e apenas 6% desses modelos ainda têm software anterior ao iPadOS 15.
No que diz respeito à adesão, o iOS 16 seguiu um ritmo semelhante ao do iOS 15 no ano passado. No entanto, nos primeiros meses após o lançamento, a adesão ao iOS 16 foi muito mais rápida. Isto provavelmente deve-se às mudanças significativas que a atualização trouxe ao ecrã de bloqueio do iPhone, que entusiasmaram muitos utilizadores.
Comparação com o Android
Neste aspeto, o iOS tem uma vantagem clara sobre o Android, que é muito mais fragmentado, pois o sistema opera numa grande variedade de dispositivos de diferentes fabricantes. A última versão, o Android 13, está instalada em apenas 12% de todos os dispositivos Android. A maioria dos dispositivos ainda tem o Android 11, lançado em 2020.
Agora, com o anúncio do iOS 17 a caminho, só nos resta esperar para ver se a nova versão do sistema operativo da Apple terá uma adesão tão rápida quanto a do seu antecessor. Fiquemos atentos!.
Outros artigos interessantes: