A gigante do streaming Netflix tem estado numa constante otimização dos seus planos de subscrição desde que se transformou de um serviço de envio de discos por correio na plataforma que é hoje. O resultado desta mudança conduziu à introdução de uma tarifa premium para HDR e 4K, assim como um aumento gradual dos preços para os membros.
No ano passado, assistimos até à criação de uma nova oferta com desconto, com um preço subsidiado por publicidade. Mas agora, a Netflix parece estar finalmente a reduzir os seus diversos planos de serviço, começando pela eliminação do plano “básico” no Canadá.
Um adeus ao plano básico para os utilizadores canadianos
Os utilizadores canadianos da Netflix já não têm a opção de escolher o plano básico, de acordo com a The Canadian Press (via Engadget). Em vez disso, terão à disposição os níveis de serviço já existentes: básico com anúncios, standard e premium.
O que muda para os utilizadores atuais e a aposta na publicidade
Os utilizadores que já estão subscritos ao plano básico não precisam de se preocupar com mudanças súbitas, uma vez que a Netflix não vai forçar a alteração do plano de forma proativa. No entanto, se optarem por mudar de plano ou cancelar as suas subscrições, perderão a opção de voltar ao plano básico. Esta decisão parece indicar a tendência da Netflix para um modelo mais suportado por publicidade, uma mudança drástica, tendo em conta a sua postura anterior contra a incorporação de anúncios.
A introdução do plano com publicidade em novembro de 2022, apesar das declarações iniciais em contrário, representou uma fonte de rendimento adicional para a Netflix, contribuindo para o crescimento financeiro da empresa. Na verdade, durante o primeiro trimestre de 2023, o plano básico com anúncios da Netflix gerou mais receita por utilizador nos EUA do que o seu plano standard, apesar de ser mais barato. Este desempenho sublinha a rentabilidade dos modelos suportados por anúncios, o que pode ter impulsionado a decisão de eliminar o plano básico no Canadá.
No Canadá, o plano básico custa 10 dólares canadianos por mês, enquanto o plano básico com anúncios custa 6 dólares, o standard 16,50 dólares e o premium 21 dólares. Até agora, a Netflix não fez qualquer declaração sobre a sua intenção para o plano básico noutros mercados, mas não ficaríamos surpreendidos se ele fosse também eliminado noutros lugares.
Outros artigos interessantes: