Se tu és fã da Netflix, provavelmente já ouviste falar na tendência do serviço de streaming de cancelar séries num piscar de olhos. No entanto, o que talvez não saibas é que, por vezes, nem os próprios criadores são informados que as suas séries estão prestes a ser eliminadas.
‘Hard Cell’: Cancelada sem aviso
A atriz, comediante e escritora Catherine Tate, criadora da série “Hard Cell”, descobriu que o seu trabalho havia sido cancelado quando um agente externo lhe deu a notícia, de acordo com o site Digital Spy. Aparentemente, ninguém da Netflix se preocupou em informar Catherine sobre o cancelamento da série.
Embora o cancelamento de séries faça parte do mundo dos negócios, parece que a Netflix geriu esta situação de uma maneira pouco apropriada. Catherine Tate comentou à BBC Radio 2: “Sabes que a Netflix nunca me informou? Nunca recebi uma chamada a dizer… nada”. E acrescentou: “Não é simplesmente rude? Fiquei a saber através do agente de outra pessoa. Foi agradável”. A Netflix, por sua vez, optou por não comentar além de confirmar o cancelamento da série.
O efeito cascata do cancelamento de séries
O hábito da Netflix de cancelar séries tornou-se quase um meme na Internet, mas nem todos acham graça. Muitos observadores da indústria têm notado que é difícil envolver o público numa nova série se ela provavelmente terminará num gancho sem resolução e nunca mais voltará.
Este ciclo vicioso de cancelamentos pode fazer com que as pessoas não vejam uma série porque pensam que provavelmente será cancelada, o que, por sua vez, leva a Netflix a cancelar a série devido à falta de audiência.
Se os criadores começarem a perder a confiança na Netflix, isso poderá ser um problema sério a longo prazo. Se tu tiveres uma ideia genial para uma nova série, considerarias levá-la para a Netflix, sabendo que poderão prometer-te recompensas crescentes para cada temporada, mas que também podem cancelar tudo após a primeira temporada? Ou preferirias sentar-te com outro serviço de streaming, que talvez não prometa um retorno potencial tão grande, mas que tem mais probabilidade de estar interessado em financiar a segunda, terceira e quarta temporadas?
Portanto, será que deves cancelar a tua assinatura da Netflix? A decisão é inteiramente tua, mas tendo em conta os recentes aumentos de preços e a repressão global ao compartilhamento de senhas, talvez valha a pena considerar essa possibilidade.
Outros artigos interessantes: