A competição acirrada no mundo dos jogos trouxe-nos uma nova narrativa intrigante. Lembras-te de quando a Sony estava em conversações para tornar o Starfield um exclusivo PS5, levando a Microsoft a comprar a Bethesda? Parece que um cenário semelhante estava prestes a ocorrer com a Activision e o seu título aclamado, Call of Duty.
Xbox no bico do corvo
De acordo com o revelado no recente inquérito entre a FTC e a Microsoft, a Activision chegou a ameaçar retirar o Call of Duty da plataforma Xbox. Isto aconteceu durante as conversações para o lançamento da nova geração de consolas, com a Activision a exigir condições mais favoráveis.
Sarah Bond, da Microsoft, confirmou no tribunal que a Activision avisou que o Call of Duty poderia não ser lançado na Xbox Series X/S se a Microsoft não oferecesse mais do que a “partilha de receitas padrão”. Este impasse levou a um acordo especial, em que a Activision recebe uma percentagem maior da divisão de receitas da loja Xbox.
Negociações na corda bamba
A revelação confirma duas coisas. Primeiro, acordos de partilha de receitas alternativos existem para os principais editores nas lojas de consolas. Segundo, o negócio de consolas da Microsoft está tão atrás da PlayStation neste momento, que alguns dos maiores editores se sentem confortáveis a abandonar a Xbox, mas não a PlayStation.
“Estava claro que o Call of Duty seria lançado na PS5 e isso não seria bom se não estivesse também na Xbox se fosse lançado ao mesmo tempo”, disse Bond. “O tempo era limitado. Tínhamos jogadores cujas expectativas queríamos atender, por isso, decidimos que era o melhor para o negócio”.
Um tiro no pé?
O testemunho de Bond também revelou que os acordos de marketing da Sony têm impedido a Xbox de anunciar certos jogos na sua plataforma. Devido ao acordo de marketing da Activision com a Sony para o Call of Duty, quando o Vanguard foi lançado, a Xbox não teve permissão para anunciar o jogo como lançamento na Xbox nos seus principais canais, como o YouTube. O objetivo era garantir que apenas as pessoas dentro do ecossistema Xbox soubessem que o Call of Duty estava a chegar à consola, limitando o alcance da Microsoft a potenciais novos clientes em outras plataformas ou aos ainda indecisos na escolha de uma consola.
Portanto, a próxima vez que pegares no teu comando Xbox para jogares uma partida de Call of Duty, lembra-te das negociações acirradas que ocorreram nos bastidores para garantir a tua diversão. Afinal, os jogos podem ser uma guerra dentro e fora das consolas!
Outros artigos interessantes: