O mercado de wearables volta a crescer em 2023, atingindo um total de 504,1 milhões de unidades.
O ano de 2022 foi histórico. Pela primeira vez na história, o mercado de wearables diminuía em relação ao ano anterior. Mas pelos vistos, também foi um ano atípico.
De acordo com novos dados da International Data Corporation (IDC), os mais de 504 milhões de unidades vendidas representam um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior, impulsionado pela demanda sustentada pelos produtos mais populares – earbuds e smartwatches – enquanto outros produtos se mantêm estáveis.
Em termos prospectivos, a IDC prevê que o mercado de wearables registe vários anos de crescimento de um só dígito, com os fornecimentos a atingirem 629,4 milhões de unidades em 2027 e a resultarem numa taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,0%.
Os earbuds continuarão a ser a maior categoria de produtos ao longo da previsão, à medida que novos utilizadores procuram seu primeiro conjunto e os utilizadores atuais atualizam os dispositivos adquiridos em 2020 e 2021, quando as remessas de earbuds atingiram seu pico.
Os smartwatches irão registar um crescimento de mercado extraordinário à medida que os utilizadores transitam de pulseiras de fitness para smartwatches e, em alguns casos, de smartwatches básicos para smartwatches avançados.
Apesar da pressão descendente exercida pelos smartwatches, não se espera que as pulseiras desapareçam do mercado, uma vez que estes dispositivos continuarão a atrair os utilizadores que procuram soluções mais simples. Entretanto, todas as outras categorias de wearables apresentarão uma tendência ascendente, embora a partir de uma base muito menor.
“Apesar dos desafios contínuos na macroeconomia, a procura de dispositivos portáteis irá impulsionar o mercado de volta ao modo de crescimento”, afirmou Ramon T. Llamas, diretor de investigação da equipa de dispositivos portáteis da IDC. “Ainda prevemos o lançamento de novos dispositivos no final deste ano, que coincidirão com as compras de substituição para aqueles que adquiriram um novo dispositivo há vários anos. Isto cria um círculo virtuoso para futuras compras nos próximos anos, resultando num crescimento contínuo do mercado global”.
Outros artigos interessantes: