O Google Bard, o chatbot de IA gerativo da Google, que foi expandido para mais de 180 países no mês passado, não incluiu a União Europeia (UE). Agora, um novo relatório indica que o Bard não chegará à UE tão cedo devido a preocupações com a privacidade.
Preocupações com a privacidade
Segundo o Politico, o lançamento do Google Bard será “adiado” na UE devido a preocupações com a privacidade. A Google estava aparentemente a preparar-se para lançar o Bard na UE “esta semana”, disse o Comissário Adjunto da Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, Graham Doyle.
A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda afirmou que a Google não forneceu informações suficientes sobre como o Bard protegeria a privacidade dos cidadãos da UE, o que aparentemente levou a um atraso no lançamento do Bard na região. O regulador irlandês agora tem um “exame em curso” em relação ao Bard, mas diz que “o Bard não será lançado esta semana”.
O rival da Google neste espaço, a OpenAI, lançou com sucesso o seu chatbot de IA gerativo, o ChatGPT, na UE anteriormente, mas ainda enfrentou problemas. Em maio, o CEO da OpenAI, Sam Altman, ameaçou brevemente retirar o ChatGPT da UE devido a regulamentos iminentes antes de recuar. O Bing AI da Microsoft, alimentado pelo GPT-4 da OpenAI, também está disponível na Europa, mas a UE tem uma “força-tarefa” a investigar o ChatGPT e outros produtos de IA.
Declaração da Google
Numa declaração ao Politico, um porta-voz da Google disse: “Dissemos em maio que queríamos tornar o Bard mais amplamente disponível, incluindo na União Europeia, e que o faríamos de forma responsável, após o envolvimento com especialistas, reguladores e legisladores.”
Atualmente, o Google Bard também não está disponível no Canadá. Fica atento para mais novidades sobre o Google Bard e a sua disponibilidade na UE.
Outros artigos interessantes: