A aguardada atualização iOS 17 para os iPhones da Apple, prevista para meados de setembro de 2023, promete uma série de alterações e novas funcionalidades. No entanto, uma delas poderá ser uma das melhores que, esperamos, nunca tenhas de usar.
O iOS 17 vai introduzir uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores até 72 horas para alterar o seu código de acesso de volta para o anterior, caso se esqueçam do novo. Segundo o MacRumors, a opção é dada se digitares um código de acesso incorreto. ‘Esqueceste o Código de Acesso?’ aparecerá no fundo do ecrã de bloqueio e, ao tocar nisso, serás levado a outro ecrã com ‘Tentar Repor o Código de Acesso’. Se escolheres esta opção, podes introduzir o teu código anterior e, em seguida, criar um novo.
Proteção adicional e outras novidades
Existe também uma funcionalidade de salvaguarda útil nas Definições que te permite fazer expirar instantaneamente um código de acesso antigo, para que este não possa ser usado para repor o novo código de acesso do teu smartphone.
Muitas outras funcionalidades e alterações estão a caminho com o iOS 17. Uma delas é a Distância do Ecrã, que te alerta quando estás a segurar o smartphone demasiado perto do teu rosto. Segundo a Apple, esta funcionalidade destina-se a reduzir a tensão ocular e espera-se que reduza a miopia em crianças que usam regularmente dispositivos da Apple.
Os riscos desta funcionalidade de código de acesso
É certamente uma ótima funcionalidade que muitos utilizadores de iPhone irão usar bastante assim que for lançada, mais para o final de 2023, pois esquecer um novo código de acesso é um erro fácil de cometer. Espera-se que, com esta funcionalidade, já não tenhas de ligar para o apoio ao cliente para resolver as coisas se te esqueceres do teu código de acesso, o que pode acabar por ser um processo bastante demorado.
No entanto, esta pode ser uma funcionalidade perigosa de ativar, devido ao alto risco de os iPhones serem roubados, com os ladrões muitas vezes a espreitar por cima do teu ombro para o teu código de acesso se estiveres a tentar alterá-lo ou repô-lo em público antes de o roubarem. Além disso, pessoas que te conhecem e que possam conhecer o teu código antigo, mas não o novo, poderiam facilmente repor o teu smartphone e depois roubá-lo ou vasculhá-lo em busca de informações pessoais.
Claro que a segurança e a precaução são fundamentais. Se planeias alterar o teu código de acesso, faz sempre isso em casa e, de preferência, sozinho.
Outros artigos interessantes: