A gigante tecnológica norte-americana Intel vai construir um centro de investigação dedicado ao desenvolvimento de centros de dados em Seul, na Coreia do Sul, de acordo com informações divulgadas pela imprensa sul-coreana.
No evento Intel Vision 2023, a empresa expressou o seu objetivo de expandir as suas instalações na Coreia do Sul, bem como a intenção de construir outros seis centros de investigação nos Estados Unidos, Taiwan, China, Índia e México. O laboratório de desenvolvimento de centros de dados em Seul terá como foco a investigação e certificação de tecnologias de memória, como a DRAM DDR5. A previsão é que o Laboratório de Desenvolvimento de Centros de Dados Avançados seja inaugurado no final deste ano.
Intel fortalece colaboração
A empresa norte-americana também planeia fortalecer a sua colaboração com grandes empresas sul-coreanas, incluindo a Samsung e a SK Hynix, aproveitando a vasta rede de locais de investigação dessas empresas.
Segundo foi noticiado, a Intel Coreia está a trabalhar em conjunto com os seus parceiros para testar e avaliar o desempenho dos seus produtos de memória de próxima geração, como o DDR5 e o Compute Express Link.
O laboratório de desenvolvimento de centros de dados em Seul desempenhará um papel importante na verificação e certificação da compatibilidade da DRAM fornecida aos CPUs Intel.
Espera-se que a empresa beneficie de uma cooperação mais estreita com a Samsung Electronics e a SK Hynix, empresas fabricantes de DRAM, por meio deste laboratório.
Com o crescimento sem precedentes dos mercados desde a ascensão da inteligência artificial (IA), a Intel está empenhada em capitalizar a demanda crescente por centros de dados de grande escala e a expectativa em torno da família de CPUs Sapphire Rapids. A empresa busca seguir os passos da NVIDIA, que obteve grande sucesso ao conquistar uma valorização ímpar.
Outros artigos interessantes: