A Equinix, Inc., uma empresa global de infraestrutura digital, divulgou recentemente o estudo Equinix 2023 Global Tech Trends Survey (GTTS 2023).
Este estudo revela que 60% dos líderes de Tecnologia da Informação (TI) em Portugal acreditam que a sua infraestrutura digital atual ainda não está totalmente preparada para as exigências da Inteligência Artificial (IA), apesar da ampla adoção em todos os setores.
Aceleração da integração da IA
Kaladhar Voruganti, Senior Technologist na Equinix, afirma que os líderes tecnológicos globais estão a acelerar a integração da IA na infraestrutura digital suas organizações. Esta tecnologia está a tornar-se cada vez mais uma capacidade crítica para implementar sistemas inteligentes e autónomos, que são essenciais nos dias de hoje. Quem não maximizar a sua utilização, poderá perder terreno no atual mundo dos negócios.
Adoção da IA na infraestrutura digital em Portugal
O estudo GTTS 2023 confirmou que a adoção da IA está a crescer em todos os setores. Em Portugal, 82% dos decisores de TI afirmam que pretendem tirar vantagens da IA, recorrendo já a esta tecnologia ou planeando usá-la em diversas funcionalidades principais. As organizações em Portugal têm maior probabilidade de utilizarem a IA (ou de planearem fazê-lo) em operações de TI, pesquisa e desenvolvimento, segurança cibernética e no desenvolvimento da experiência do cliente.
Desafios da implementação da IA
Aengus Tran, CEO & Co-Founder da harrison.ai, refere que o hosting seguro das suas plataformas de computação e armazenamento de dados é a sua maior prioridade técnica, à medida que criam soluções de IA para médicos em todo o mundo. Este desafio é agravado pela necessidade de mover conjuntos de dados incrivelmente volumosos, através dos quais treinam e desenvolvem as suas soluções de IA.
Insegurança dos líderes Digitais na EMEA
O estudo GTTS 2023 revelou que existem mais líderes digitais na EMEA inseguros relativamente à capacidade da sua infraestrutura poder acomodar as necessidades da IA (49%), do que noutras regiões, como na Ásia-Pacífico (44%) e nas Américas (32%).
Conclusão
Carlos Paulino, Managing Director da Equinix em Portugal, conclui que esta pesquisa mostra uma crescente adoção da IA por parte dos líderes digitais em Portugal. No entanto, os líderes digitais no nosso país ainda enfrentam muitos desafios quanto à reestruturação das suas equipas de TI, causados principalmente pela aceleração da transformação digital, pela necessidade de retenção de talentos, ou ainda pela existência de habilitações desajustadas.
Sobre o estudo
O estudo independente, encomendado pela Equinix, entrevistou mais de 2.900 decisores de TI em diversas empresas nas Américas (Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, México, EUA), Ásia-Pacífico (Austrália, Hong Kong, Índia, Japão, Singapura, Coreia do Sul) e EMEA (Bulgária, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Nigéria, Polónia, Portugal, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido). Os entrevistados foram selecionados para participação no painel online da Dynata. A pesquisa foi realizada online entre 20 de março de 2023 e 07 de abril de 2023.
Sobre a Equinix
A Equinix (Nasdaq: EQIX) é a empresa mundial de infraestrutura digital. Os líderes digitais tiram partido da plataforma fiável da Equinix, para criar e interconectar a sua infraestrutura digital fundamental, à velocidade do software. A Equinix permite que as organizações acedam a todos os locais, parceiros e oportunidades relevantes, de modo a poderem escalar a sua infraestrutura com agilidade, acelerar o lançamento de serviços digitais, disponibilizar experiências de classe mundial e multiplicar o seu valor, respeitando, ao mesmo tempo, as suas metas de sustentabilidade.
Outros artigos interessantes: