A IBM anunciou recentemente os seus planos para inaugurar o seu primeiro centro de dados de computação quântica na Europa.
O objectivo é promover o acesso à vanguarda da computação quântica para empresas, instituições de investigação e governos.
Operacionalidade em 2024
O centro de dados está previsto para entrar em funcionamento em 2024 e será equipado com múltiplos sistemas de computação quântica da IBM, todos eles com processadores quânticos de escala utilitária – isto é, possuindo mais de 100 qubits.
O local escolhido: Ehningen, Alemanha
O futuro centro de dados terá a sua localização nas instalações da IBM em Ehningen, na Alemanha. Funcionará como a região europeia da cloud IBM Quantum, permitindo aos utilizadores europeus usufruírem dos serviços do centro de dados para a sua pesquisa e actividade exploratória em computação quântica. Todos os dados serão processados dentro das fronteiras da UE.
A aposta da IBM na computação quântica
Depois de Nova Iorque, este será o segundo centro de dados de computação quântica e região de cloud quântica da IBM. Jay Gambetta, IBM Fellow e Vice-Presidente de IBM Quantum, afirma que a Europa abriga alguns dos utilizadores de sistemas mais avançados do mundo, cujo interesse tem vindo a aumentar à medida que nos aproximamos da era dos processadores quânticos à escala de serviço público.
Oportunidades para clientes e cientistas
Ana Paula Assis, Directora Geral da IBM para a EMEA, salienta a importância deste centro de dados quântico no esforço global da empresa. O centro oferecerá novas oportunidades para os clientes colaborarem directamente com os cientistas da IBM na Europa, bem como com os seus próprios clientes, enquanto exploram a melhor forma de aplicar a quântica nos seus respectivos sectores.
A IBM Quantum na Europa
Actualmente, a IBM Quantum Network tem mais de 60 organizações em toda a Europa que acedem ao hardware e software quânticos através da cloud. Entre elas, encontram-se a Universidade Bundeswehr, a Deutsches Elektronen-Synchrotron (DESY), a E.ON, o CERN, a Fraunhofer-Geselleschaft, a Poznan Supercomputing e a T-Systems. Estas organizações estão a investigar potenciais aplicações da computação quântica em campos como a ciência dos materiais, a física de altas energias, a sustentabilidade e as aplicações financeiras.
Contribuindo para o desenvolvimento da força de trabalho quântica na Europa
A região cloud europeia da IBM Quantum é uma componente chave nos esforços da IBM para colaborar com líderes de indústria, o meio académico e os governos na Europa, de modo a avançar na computação quântica e desenvolver uma força de trabalho em torno desta tecnologia na Europa. O software de código aberto Qiskit da IBM Quantum é utilizado em mais de 100 cursos universitários na Europa.
Sobre a IBM
A IBM é líder global no fornecimento de cloud híbrida e IA, e na prestação de serviços empresariais. Ajudamos clientes em mais de 175 países a capitalizar os insights dos seus dados, agilizar processos de negócio, reduzir custos e obter vantagem competitiva nos seus setores. Quase 4.000 empresas e entidades governamentais em áreas de infraestrutura crítica, como serviços financeiros, telecomunicações e cuidados de saúde, confiam na plataforma de cloud híbrida da IBM e em Red Hat OpenShift para levarem a cabo as suas transformações digitais de forma rápida, eficiente e segura. As inovações revolucionárias da IBM em IA, computação quântica, soluções em cloud especializadas por setor e serviços empresariais oferecem opções abertas e flexíveis para os nossos clientes. Tudo isto é reforçado pelo lendário compromisso da IBM com a confiança, transparência, responsabilidade, inclusão e serviço.
Para obter mais informações, visite www.ibm.com
Outros artigos interessantes: