A ansiedade em torno do Wear OS 4, o novo sistema operativo da Google para smartwatches, não para de aumentar. Desde a última edição do Google I/O, os rumores sobre a nova versão do software não param de se multiplicar. As últimas notícias referem-se à versão Android em que esta deverá basear-se.
Nos últimos tempos, temos partilhado contigo que a próxima versão do Wear OS deverá adquirir algumas funcionalidades úteis e adotar plenamente o estilo Material You, proporcionando assim um belo toque de cor à interface do utilizador.
Um passo técnico importante
Recentemente, Mishaal Rahman, uma fonte fiável neste assunto, voltou ao Twitter para revelar um detalhe técnico de suma importância. A discussão principal do tweet era outra – a retirada da Android TV 13 com uma passagem direta para a versão seguinte, cuja versão beta acabou de ser lançada. No entanto, a fonte deixou cair uma bomba nas últimas linhas do tweet: o Wear OS também deverá dar um salto duplo de versão Android na transição para a nova release, sem, no entanto, se atualizar completamente.
Um salto grande, mas não total
Enquanto o Wear OS 3 continua baseado no Android 11, o lançamento do Wear OS 4 deverá ser acompanhado pelo salto para o Android 13. Não há, portanto, possibilidade de atualização para a mais recente versão Android 14, que acaba de alcançar a estabilidade da plataforma (já te contámos sobre as novidades da Beta 3 num artigo anterior). Apesar disso, um avanço de duas gerações de uma só vez é sem dúvida significativo.
Quando questionada sobre a possível janela temporal para o lançamento do Wear OS 4, a fonte respondeu negativamente: ainda não há indicações a este respeito. Finalmente, enquanto esperamos por mais informações, lembramos-te que o compromisso da Google com o mundo dos smartwatches este ano não será apenas no campo do software, mas também no hardware: já surgiram os primeiros rumores sobre o futuro Google Pixel Watch 2.
Outros artigos interessantes: