A Google tem vindo a trabalhar com IA há anos e agora começamos a ver os resultados práticos deste trabalho. A mais recente inovação da empresa é uma ferramenta que permite experimentar virtualmente roupas antes de as comprar online.
Qualquer pessoa que já tenha comprado roupa online sabe o risco que corre. Por mais que tentes, há uma boa probabilidade da peça final não te servir. A mais recente funcionalidade de IA da Google gera uma peça de roupa em modelos que vão do tamanho XXS ao 4XL, com várias cores de pele, usando a Escala de Tons de Pele Monk como guia. A ideia é dar-te uma melhor ideia de como um produto ficará em ti antes de o comprares.
Para criar esta tecnologia, a Google reuniu modelos com vários tamanhos de corpo e cores de pele, usando a Escala de Tons de Pele Monk como guia (ainda não há consideração para altura ou tom muscular). A Google aplica então uma difusão a cada modelo, usando a imagem do modelo e da peça de roupa como inputs para gerar as imagens finais. A ideia aqui é que haverá tantos resultados que deverás conseguir encontrar uma correspondência aproximada para a tua figura.
Google lança filtros de IA para encontrar o produto perfeito
Para complementar esta nova ferramenta, a Google implementou filtros alimentados por IA para te ajudar a encontrar o produto perfeito. Depois de escolheres uma peça de roupa, podes refinar os resultados (por exemplo, por cor ou padrão) para ver produtos de vários retalhistas.
No entanto, a ferramenta de experimentação virtual é limitada, estando atualmente apenas disponível para compradores nos EUA que procuram roupas femininas de retalhistas selecionados como Anthropologie, Everlane, H&M e LOFT. A Google afirma que irá expandir esta funcionalidade para mais retalhistas, adicionando também roupa masculina.
Embora estas funcionalidades não sejam tão controversas ou dramáticas como outras ferramentas de IA, as suas aplicações práticas significam que muitos as encontrarão mais relevantes para as suas vidas do que a maioria das ferramentas de IA disponíveis. Fica atento para mais novidades sobre esta e outras funcionalidades da Google.
Outros artigos interessantes: