Depois de um grande mês de maio, repleto de atualizações significativas, o Google Bard começou junho a adicionar suporte para localização precisa, com o objetivo de fornecer “respostas mais relevantes”.
Com a atualização mais recente (2023.06.01), ao abrir a aplicação, é apresentado um aviso que diz “O Bard é mais relevante com localização”. Isso significa que o Bard utiliza a localização da tua conta Google, como os endereços de Casa e Trabalho e também o teu endereço IP. Se já guardaste essas informações na tua conta, por exemplo no Google Maps ou no Google Home, o Bard terá acesso a elas.
Experiência mais personalizada com a tua localização precisa
A empresa agora permite que os utilizadores concedam ao Bard o acesso à “localização precisa do teu dispositivo”. Isto possibilita “respostas mais relevantes sobre restaurantes perto de ti e muitas outras coisas sobre a tua área”. A lógica por detrás disto não é muito diferente de como o Google Search funciona.
Para concederes a permissão de localização necessária, terás que aceitar no teu navegador e/ou dispositivo. Abaixo do botão de tema claro/escuro, no canto inferior esquerdo, o Bard indica a tua cidade atual e como ela foi obtida (numa interessante expansão de configurações). Ao clicares em “Atualizar localização”, serás solicitado a permitir a localização precisa (caso tenhas rejeitado o aviso inicial).
Evolução contínua
Esta novidade segue-se a uma atualização da semana passada que adicionou suporte para imagens, enquanto a I/O 2023 apresentou uma série de novas funcionalidades e prévias. Com o Google Bard a continuar a evoluir, fica atento para mais atualizações ao longo do ano.
Outros artigos interessantes: