A ferramenta de escrita assistida “Help me Write” (Ajuda-me a escrever) está a começar a ser difundida para utilizadores do Gmail em dispositivos móveis, seja em iOS ou Android.
Esta funcionalidade faz parte do programa Workspace Labs da empresa e já começa a estar disponível para testadores inscritos.
Introdução à inteligência artificial generativa
Ao aceder à funcionalidade “Help me write” no Gmail, os utilizadores são recebidos com uma breve introdução à inteligência artificial generativa. Em seguida, surge um botão denominado “Ajuda-me escrever” no canto inferior direito do ecrã. Ao tocar neste botão, é possível inserir uma solicitação, com o botão “Criar” apresentando uma onda azul/violeta que indica o processamento da ação. Os utilizadores podem gerar novas respostas e fornecer feedback antes de as inserir.
“Ajuda-me a escrever” refina mensagem com várias opções
Após inserir o texto na área de composição, é possível tocar novamente no botão “Ajuda-me a escrever” para “refinar” a mensagem de diferentes formas: Formalizar, Elaborar, Resumir, Estou com Sorte e Escrever um rascunho. Este processo leva alguns segundos, durante os quais o ícone pulsante indica o progresso.
A nova resposta gerada pela ferramenta pode ser substituída pelo conteúdo já preenchido, bastando selecionar a opção “Substituir”.
Disponibilidade alargada no Gmail, mas não nos Google Docs
A partir de agora, a ferramenta “Ajuda.me a escrever” do Gmail está a ser amplamente disponibilizada para os utilizadores inscritos no programa Workspace Labs nos sistemas operativos Android e iOS. No entanto, ainda não está disponível nas aplicações móveis do Google Docs, de acordo com o 9to5Google.
A Google continua a investir em recursos de inteligência artificial para facilitar a escrita e aumentar a produtividade dos utilizadores. Com esta nova expansão da ferramenta “Ajuda-me a escrever” para dispositivos móveis, os utilizadores do Gmail têm acesso à assistência proporcionada pela Inteligência Artificial.
Outros artigos interessantes: