O jogo da monetização no YouTube nunca foi fácil, principalmente para quem está a começar. As regras têm vindo a apertar ao longo dos anos, tornando mais difícil para os pequenos criadores monetizarem o seu conteúdo. No entanto, há boas notícias para estes. Segundo The Verge, o YouTube decidiu flexibilizar as regras de elegibilidade para o seu programa de parceiros.
Houve tempos em que quase qualquer pessoa podia monetizar os seus vídeos no YouTube. No início do programa de parceiros do YouTube, os pequenos criadores, ainda que ganhassem apenas alguns cêntimos aqui e ali, podiam ver algum rendimento a partir do seu conteúdo.
Porém, com o passar dos anos, a plataforma introduziu requisitos mais rigorosos como a necessidade de um determinado número de seguidores ou de visualizações, o que obrigou os criadores menos conhecidos a esforçarem-se ainda mais para obterem receita de publicidade.
Uma luz ao fundo do túnel
Contudo, o YouTube decidiu agora relaxar os seus critérios de elegibilidade para o programa de parceiros. Anteriormente, se quisesses ganhar dinheiro com a plataforma, terias de ter pelo menos 1.000 seguidores, 4.000 horas de visualização válidas, ou 10 milhões de visualizações nos teus vídeos curtos. Embora não seja inalcançável, ainda é um objetivo bastante difícil de atingir para a maioria.
A partir de agora, as coisas vão ficar um pouco mais fáceis. A empresa anunciou recentemente que vai reduzir estes requisitos, tornando-os mais acessíveis. Agora, em vez de precisares de 1.000 seguidores, só precisas de 500. Quanto às horas de visualização, bastam 3.000, o que, embora não seja uma grande descida face às 4.000 anteriores, ainda é uma melhoria bem-vinda. Finalmente, agora só precisas de 3 milhões de visualizações nos teus vídeos curtos, em vez de 10 milhões.
Um pequeno senão
Há, no entanto, um pormenor a ter em conta. Estes novos requisitos não se aplicam à receita de publicidade. Estes referem-se a outros métodos de monetização como super chats, gorjetas, adesões ao canal, e compras. As condições anteriores para a receita de publicidade mantêm-se. No entanto, quando atingires a elegibilidade para o programa de receita de publicidade, não terás de voltar a candidatar-te.
Mesmo assim, esta é uma grande vitória para os pequenos criadores. A possibilidade de monetizar o seu canal de qualquer forma é sempre uma vantagem. Agora, estes novos requisitos estão a ser implementados nos EUA, Reino Unido, Canadá, Taiwan e Coreia do Sul. Portanto, se és um pequeno criador de conteúdos, agora já tens mais razões para sorrir!
Outros artigos interessantes: