A Ford solicitou o registo de uma patente para uma bateria de reserva que pode ser transportada no tejadilho do veículo.
O pedido de patente da marca norte-americana parece destinar-se a dar um “boost” de energia nos veículos elétricos todo-o-terreno.
Uma sugestão no pedido é que estes conjuntos de baterias poderiam ser “alugados ou arrendados antes de uma viagem de todo-o-terreno, por exemplo”.
A patente descreve um mecanismo concebido para fornecer energia e autonomia adicionais aos veículos eléctricos quando a bateria principal se esgota. A ideia da Ford é de um sistema modular que se destina a ser compatível com diferentes modelos de veículos eléctricos e, pelo menos de acordo com a descrição, simples de manter e atualizar. As unidades são empilhadas de modo a proporcionar a maior capacidade possível.
Nos desenhos entregues com a patente, vê-se uma bateria montada no tejadilho estar colocada no topo do veículo.
Ao afirmar que os conjuntos de baterias podem ser alugados, coloca-se a questão do peso do conjunto, que – de acordo com as imagens – será colocado no tejadilho dos automóveis. O pedido de patente afirma especificamente que a bateria é amovível, pelo que deve ter o peso necessário apenas para aquele “sumo” suficiente para chegar a um posto de carregamento.
Outros artigos interessantes: