Um veículo elétrico percorreu 2000 quilómetros numa estrada elétrica, que carregava o automóvel por wireless.
A empresa israelita Electreon está a revolucionar a indústria dos veículos elétricos ao desenvolver estradas elétricas capazes de carregar os carros em movimento, sem necessidade de paragens para recarregar. Essa tecnologia promissora foi demonstrada recentemente com sucesso num teste realizado numa pista de testes, onde um Toyota elétrico percorreu 1948 quilómetros sem parar.
Estrada elétrica é produto viável
O objetivo desta demonstração pioneira era mostrar que o carregamento sem fios não é apenas uma tecnologia em desenvolvimento, mas sim um produto viável para o mercado, segundo afirmou Oren Ezer, CEO e cofundador da Electreon. Através da instalação de bobinas de carregamento sem fios embutidas sob o asfalto da pista de testes, a empresa conseguiu alimentar o carro elétrico durante toda a experiência, mantendo a bateria carregada enquanto o veículo circulava a cerca de 50 Km/h.
Tecnologia acaba com problema
A distância percorrida é cerca de cinco vezes maior do que a alcançada normalmente por um veículo elétrico com uma carga completa, o que mostra o potencial revolucionário do carregamento sem fios para a propriedade de veículos elétricos. A autonomia limitada e a inconveniência do carregamento são dois dos principais obstáculos enfrentados pelos utilizadores de carros elétricos, e a tecnologia desenvolvida pela Electreon promete resolver esses problemas e muito mais.
Demonstração com modelo híbrido
A demonstração não foi realizada com um veículo elétrico completo, mas sim com um modelo híbrido plug-in da Toyota, o Rav4 Prime. Isso comprova que a tecnologia de carregamento invisível e subterrâneo da Electreon pode ser aplicada a diferentes tipos de veículos elétricos, expandindo o seu potencial de uso numa estrada elétrica.
Reduzir tamanho e custo de baterias
Um dos pontos positivos destacados pela Electreon é que, além de eliminar a necessidade de paragens para carregar, as estradas elétricas sem fios também permitem reduzir o tamanho e o custo das baterias dos veículos elétricos. Durante a demonstração, o veículo utilizado tinha uma autonomia normal de apenas cerca de 74 km, mas, graças à tecnologia de carregamento sem fios, conseguiu percorrer uma distância muito maior.
Testes como este e os case study da estrada elétrica que tem já implantados no terreno, como em Karlsruhe, Alemanha, e Telavive, Israel, demonstram que este é um processo exequível.
Quando questionado pelo Insider, que noticiou o teste, Oren Ezer afirmou que os consumidores podem esperar que os grandes fabricantes de automóveis comecem a disponibilizar carros com capacidade de carregamento sem fios dentro de 2 a 3 anos.
Outros artigos interessantes: