A LG Electronics reforçou o seu compromisso global com a sustentabilidade, ao unir-se à RE100, uma campanha global que promove o uso integral de energia renovável pelas empresas. A adesão a esta iniciativa é uma manifestação clara do seu compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade enquanto cidadão corporativo global.
A LG delineou planos de transição para uma utilização plena de energia renovável em todos os seus locais de operação até 2050. A atingir este objectivo, a utilização de energia eléctrica proveniente de fontes renováveis, tais como solar e eólica, será incrementada gradualmente, alcançando 60% até 2030, 90% até 2040, e finalmente, 100% até 2050.
Medidas práticas em direção a Energia Renovável
No sentido de cumprir os seus objectivos, a LG prevê aumentar a produção e utilização de energia renovável através da instalação de painéis solares de alta eficiência nos seus escritórios e fábricas. Como complemento, serão tomadas várias medidas adicionais, que incluem a aquisição de certificados de energia renovável (RECs), adesão a acordos de compra de energia renovável (PPAs), e no caso específico da Coreia do Sul, o pagamento do prémio verde à Korea Electric Power Corporation (KEPCO).
Como parte dos esforços em curso, a LG firmou um PPA directo com a GS EPS, uma produtora de energia coreana, para a construção de um parque solar do tamanho de três campos de futebol no telhado da infraestrutura de produção no LG Smart Park em Changwon, Coreia do Sul, até 2025. Já foram instalados alguns painéis solares que estão a gerar energia para edifícios seleccionados desde Dezembro passado.
Instalação Global de Painéis Solares
A empresa tem instalado painéis solares nos telhados de vários dos seus escritórios em todo o mundo, incluindo o complexo LG Sciencepark, dedicado à investigação e desenvolvimento, o campus da sede norte-americana em Nova Jersey nos EUA, o edifício de escritórios da LG Índia em Grande Noida e a fábrica de electrodomésticos em Rayong, Tailândia.
Rumo à Neutralidade Carbónica
A LG tem delineado estratégias para acelerar a transição para energia renovável, numa tentativa de alcançar a neutralidade carbónica. Com a transição para energia renovável, a empresa pretende também reduzir as emissões indiretas de carbono (scope 2) provenientes do consumo energético. Em 2019, a LG anunciou o seu compromisso Zero Carbon 2030, com o objetivo de atingir emissões líquidas zero (diretas e indiretas) de dióxido de carbono (scope 1 e 2) até 2030.
Lee Sam-soo, director de estratégia da LG Electronics, declarou: “Com esforço e inovação contínuos, a LG está próxima de alcançar as suas metas de utilização de 100% de energia renovável, tornando-se um negócio neutro em carbono. A LG permanece totalmente comprometida em concretizar a sua visão ESG de criar uma vida melhor para todos.”
Outros artigos interessantes: