Uma família norte-americana encontrou 1 milhão de moedas de cobre escondidas num espaço apertado de uma casa antiga.
John Reyes, um agente imobiliário do sul da Califórnia, e a mulher estavam a limpar a casa que era do sogro em Los Angeles quando encontraram mais de 1 milhão de moedas de1 cêntimo de cobre escondidas em dezenas de sacos num espaço apertado.
Pode ser um tesouro
Os cêntimos valem 10.000 dólares pelo seu valor nominal e potencialmente muito mais, porque pode haver moedas raras, mas é quase como encontrar uma agulha num palheiro. segundo a KTLA News.
A família acredita que a casa do século XX, outrora propriedade do sogro de John, Fritz, era utilizada como alojamento e pequeno-almoço. Fritz e o seu irmão, ambos imigrantes da Alemanha, viveram na casa durante décadas, até que Fritz faleceu e o seu irmão se mudou.
Desde então, a família tem estado a trabalhar para limpar a casa e renová-la para uma utilização moderna. Mas isso tem-se revelado uma tarefa difícil.
“Eles guardaram tudo”, disse Reyes à KTTV, citada pela Fox News, acrescentando que foram necessários vários anos para remover itens de vários níveis de importância.
Mais de 1 milhão de cêntimos
A cave estava de tal maneira entolhada de coisas que tinham de se ajoelhar para chegar aos cantos mais profundos. E foi aí que fizeram a descoberta. Primeiro, encontraram moedas de um cêntimo soltas, outrora presas por rolos de papel que há muito se tinham desintegrado. Para além das moedas, havia caixotes, caixas e dezenas de sacos de moedas cheios de uma quantidade desconhecida de moedas de cobre antigas. No total, era mais de 1 milhão de moedas, calculado pelo peso.
“Alguns dos bancos já nem sequer existem” emissores das moedas já nem existem. Depois de testadas, confirmou-se que eram de cobre, o que as torna anteriores a 1943, date em que passaram a ser feitas de aço revestido a zinco, porque o cobre era necessário para o esforço de guerra. Atualmente, as moedas de um cêntimo norte-americanas são feitas principalmente de zinco., as moedas de um cêntimo são feitas principalmente de zinco.
Uma moeda por ser a sorte grande
Com base no peso dos sacos, a família calcula ter encontrado cerca de 1 milhão de moedas. Mas a obtenção de dinheiro com esse valor tem-se revelado difícil. Num primeiro momento, pensaram desfazer-se das moedas, mas os bancos não as aceitaram por serem demasiadas para os seus cofres.
Mas agora querem ver o espólio de perto: “Vemos todas estas histórias de pessoas que encontram moedas que valem 2 milhões de dólares”, disse Reyes.
Tirar as moedas de casa foi uma provação. “Literalmente, saco a saco, tivemos de as tirar da cave, subir as escadas e colocá-las nos camiões… demorou horas”, disse Reyes. “Demorou um dia inteiro só para os tirar da cave”.
Outros artigos interessantes: