A Embraer e a Blade querem colocar aviões elétricos urbanos nos céus da Europa. O reforço da parceria foi anunciado ontem.
O objetivo e ambicioso: revolucionar o transporte aéreo na Europa. A Eve Air Mobility, empresa do universo Embraer, e a Blade Air Mobility anunciaram uma expansão significativa de sua parceria de longo prazo.
Essa colaboração tem como objetivo revolucionar o transporte aéreo na Europa, com ênfase inicial na França, estabelecendo as bases para a integração das aeronaves elétricas de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) de última geração da Eve, conhecidas como aeronaves verticais elétricas (“EVA”), na rede de rotas europeias da Blade.
Comprometidos com a transformação da indústria de aviação
“A parceria contínua entre Eve e Blade demonstra a dedicação e a colaboração de ambas as empresas na transformação da indústria da aviação e na introdução do transporte aéreo elétrico em novas regiões”, afirmou Andre Stein, co-CEO da Eve.
“Através da combinação de experiência e recursos, as empresas estão comprometidas em expandir a mobilidade aérea avançada, oferecendo soluções inovadoras que tornem as viagens aéreas mais acessíveis para os passageiros, além de impulsionar melhorias significativas para o meio ambiente”, afirmou.
Blade lidera a transição para aviões elétricos
Rob Wiesenthal, CEO da Blade, sublinou o compromisso da empresa em liderar a transição de aeronaves verticais convencionais para veículos elétricos. “A nossa visão compartilhada de um futuro mais seguro, silencioso e sustentável nas viagens aéreas é a força motriz por trás dessa colaboração. A introdução das aeronaves da Eve a nossa rede europeia marcará um passo fundamental rumo à realização desse objetivo. Juntos, estamos prontos para transformar a indústria de viagens e causar um impacto positivo e duradouro no meio ambiente”, declarou Wiesenthal.
Parceiros estratégicos e expansão das operações
Em setembro de 2022, a Blade adquiriu as operações de voos fretados e programados de três dos maiores operadores de mobilidade aérea urbana do sul da Europa: Monacair, Héli Sécurité e Azur Hélicoptère. Agora, a integração desses operadores no novo acordo com a Eve posiciona-os como parceiros cruciais para as discussões técnicas e comerciais em andamento.
A Blade concentrará seus esforços no desenvolvimento de aplicações práticas para a mobilidade aérea avançada (AAM), incluindo a identificação de rotas futuras em França e noutros países europeus que possam sustentar operações de AAM. Essa abordagem visa modernizar a indústria e construir a infraestrutura sustentável necessária para tornar a aviação elétrica uma realidade.
Compromisso com a inovação e sustentabilidade
Em comunicado conjunto, é afirmado que a parceria entre a Eve e a Blade demonstra o compromisso de ambas as empresas com a inovação, sustentabilidade e progresso no setor de mobilidade aérea avançada. Em 2022, a Eve firmou um acordo com a Blade India para implantar até 200 aviões elétricos eVTOLs no país. No ano anterior, as duas empresas avançaram com o intuito de estabelecer operações nos Estados Unidos, permitindo que a Eve fornecesse até 60aviões elétricos eVTOLs anualmente nos mercados da Costa Oeste, Nova York e Flórida.
Desenvolvimento futuro na Europa
O desenvolvimento dos eVTOLs da Eve na Europa está sujeito às aprovações e certificações regulatórias necessárias, além da assinatura de um acordo definitivo entre todas as partes envolvidas. A parceria entre a Eve e a Blade é um passo importante rumo à transformação da indústria de transporte aéreo, proporcionando um futuro mais sustentável e eficiente para a aviação europeia.
Outros artigos interessantes: