As embalagens reutilizáveis vão ser obrigatórias a partir do próximo ano nos serviços de takeaway. A Ecoceno lançou agora um serviço que permite aos restaurantes e consumidores evitar desperdícios e taxas.

O serviço da Ecoceno tem o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV) e do Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental e está disponível em várias cidades do país.Ecoceno reduz custos para os estabelecimentos
Uma das principais vantagens do serviço de embalagens reutilizáveis da Ecoceno é a sua capacidade de auxiliar os estabelecimentos a cumprir a legislação que obriga à oferta de embalagens reutilizáveis. Ao adotar esta solução, os restaurantes não só evitam penalizações legais, como também reduzem os custos associados à utilização de embalagens descartáveis.
Benefícios para os consumidores e para o ambiente
Os consumidores também são beneficiados pela utilização das embalagens reutilizáveis.o. Além de evitar o pagamento de uma contribuição de 0,30€ por embalagem descartável, os consumidores desfrutam de um serviço melhorado. A ausência de derrames no transporte e a preservação da frescura dos alimentos, como pizzas mais estaladiças, são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelas embalagens reutilizáveis. Além disso, ao evitar a produção de embalagens descartáveis, este serviço contribui para reduzir significativamente o impacto ambiental negativo associado à sua fabricação e disposição final.
A experiência da Ecoceno no mercado das embalagens
O serviço de embalagens reutilizáveis da Ecoceno é desenvolvido pela empresa Embal, líder na fabricação de embalagens de utilização única em alumínio para o mercado português. Com uma equipa com mais de 25 anos de experiência neste setor, a Ecoceno destaca-se por inovar sem deixar um rasto de destruição, segundo o seu fundador, Afonso Vieira.
Ampla variedade de embalagens reutilizáveis
Desde o início de 2023, a Ecoceno já disponibiliza no mercado oito tipos de embalagens reutilizáveis. Entre as opções estão embalagens comuns de 400, 700, 1000, 1300, 1500 e 2000 ml, uma embalagem específica para pizzas de 33 cm e um saco de transporte.
Transformando o setor da restauração em Portugal
Com cerca de 50.000 estabelecimentos alimentares em Portugal, ter uma embalagem sustentável, atrativa e funcional começa a ser um critério relevante para o consumidor final. Diogo Neves, responsável pelas operações da Ecoceno, destaca que todos saem ganhando com a utilização das embalagens reutilizáveis da empresa.
“Em Portugal, existem cerca de 50,000 estabelecimentos alimentares. Estamos habituados a boa comida, pelo que a diferenciação, muitas vezes, é conseguida ao nível da marca. Ter uma embalagem sustentável, atrativa e funcional começa a ser um critério de escolha relevante para o consumidor final. Com a Ecoceno, todos ganham”, afirma.
Obrigatórias em 2024
A partir de 2024, todos os estabelecimentos alimentares em Portugal serão obrigados a oferecer uma opção de embalagem reutilizável para a comida pronta a comer. Para enfrentar esse desafio e cobrir todo o território nacional, a Ecoceno conta com o apoio de parceiros essenciais, como a SPV, o Fundo Ambiental e a Startup Lisboa.
Aposta na circularidade e otimização de recursos
A CEO da SPV, Ana Trigo Morais, destaca que este projeto reflete a aposta contínua da organização na circularidade e na otimização de recursos, bem como na conveniência para o consumidor. Ao apostar na reutilização de embalagens, a Ecoceno agrega valor ao prolongar o tempo de vida dos materiais e reduz a produção de resíduos.
Serviço gratuito para os consumidores
A Ecoceno opera um serviço de embalagens reutilizáveis que permite aos restaurantes entregarem comida em embalagens reutilizáveis, com um custo inferior ao das embalagens de utilização única. Os consumidores finais têm 14 dias para devolver as embalagens, caso contrário, incorrem em custos adicionais por cada embalagem não devolvida. A utilização do serviço da Ecoceno é gratuita para o consumidor final, que pode devolver as embalagens em qualquer parceiro da empresa.
Outros artigos interessantes: