Se estás à espera do teu Pixel Fold, as novidades que tenho podem não ser as melhores. A Google tem estado a anular algumas pré-encomendas do seu primeiro smartphone dobrável, o Pixel Fold, cujo lançamento oficial está marcado para amanhã, 27 de junho.
Complicações nos pagamentos, pré-encomendas canceladas
Vários clientes, que esperavam receber o tão aguardado aparelho esta semana, foram surpreendidos com notificações de cancelamento. Segundo a empresa, algumas pré-encomendas do Pixel Fold foram canceladas devido a dificuldades em verificar os pagamentos. Um utilizador do Reddit que viu a sua pré-encomenda ser cancelada partilhou a sua frustração:
“Encomendei no dia 10 de maio e a encomenda foi cancelada na madrugada de hoje porque o pagamento não pôde ser verificado. Ainda bem que um carregamento aleatório de 2000 dólares não passou às 3 da manhã de um domingo e agora tenho de esperar mais um mês pelo meu smartphone dobrável.”
Vários outros clientes comentaram que receberam alertas de cancelamento semelhantes.
Em busca de respostas
A Google afirmou estar ciente do problema e a procurar soluções. Aparentemente, a situação deve-se a bancos que, por suspeitarem de fraude, bloquearam grandes transações. No entanto, alguns clientes que contactaram os seus bancos para validar o pagamento descobriram que as suas pré-encomendas do Pixel Fold já haviam sido canceladas. Há ainda quem diga que o banco não lhes comunicou qualquer falha na transação, o que pode indicar que a Google também tem responsabilidades na questão.
A falta de consistência nas respostas da equipa de apoio da empresa é outro motivo de queixa. A alguns clientes foi dito que as suas encomendas seriam processadas para envio logo que o problema fosse resolvido, não necessitando de fazer uma nova encomenda. No entanto, à maioria foi pedido que fizesse uma nova pré-encomenda do Pixel Fold. O problema é que as encomendas feitas agora têm tempos de espera superiores a dois meses, dependendo da cor e da variante de armazenamento escolhida.
Paciência para os novos compradores do Pixel Fold
Segundo o PhoneArena, o Pixel Fold de 256GB na cor Porcelain tem uma data de envio estimada entre 30 de agosto e 8 de setembro. O mesmo aparelho na cor Obsidian deverá chegar um pouco mais cedo, entre 2 e 10 de agosto. No entanto, se encomendares a variante de 512GB na cor Obsidian, poderás ter de esperar até 21 de setembro para teres o teu novo smartphone.
É frustrante para estes clientes, alguns dos quais fizeram as suas encomendas logo no primeiro dia, 10 de maio. “Vou comprar um telemóvel de uma empresa que consegue aceitar o meu dinheiro”, escreveu um utilizador frustrado após o apoio ao cliente da Google falhar em lhe fornecer uma resposta satisfatória.
Curiosamente, a Google ofereceu a um cliente afectado algum crédito na Google Play para compensar todo o inconveniente. Portanto, se estás a enfrentar um problema semelhante, não hesites em pedir à Google algo em troca. Com um pouco de sorte, a empresa resolverá o problema em breve e as pré-encomendas do Pixel Fold chegarão aos clientes a tempo.
Outros artigos interessantes: