O mais recente modelo elétrico do construtor chinês BYD, o Dolphin, chega a Portugal em setembro. O preço de entrada é de 30.000 euros.
Com este preço de entrada, estará encontrado o automóvel que começará a democratizar a utilização dos veículos elétricos? O BYD Dolphin não é um citadino comum. Com 4,29 metros de comprimento, a utilização de uma plataforma dedicada a veículos 100% elétricos permite um aproveitamento superior do espaço interior.
Autonomia do BYD Dolphin
A versão de entrada, com um preço anunciado de €29.990, tem uma bateria com 44,9 kWh de capacidade com uma autonomia anunciada de 340 km de acordo com o ciclo WLTP. O motor elétrico tem uma potência de 70 kW (95 cavalos), garantindo um desempenho eficiente para o ambiente urbano. A BYD vai disponibilizar mais versões do Dolphin, incluindo uma com bateria de 60,4 kWh e motores mais potentes de 150 kW (204 cavalos). A versão de topo, com todas as opções, tem um preço anunciado de €37.690.
Carregamento e tecnologia a bordo
As versões com bateria mais pequena suportam até 60 kW de potência (7 kW em corrente alternada) no carregamento, enquanto as versões com a bateria maior permitem um máximo de 88 kW nos postos de carregamento rápido (11 kW em corrente alternada). Todas as versões do Dolphin contam com uma bomba de calor de série, um sistema que aumenta a eficiência energética.
No interior, destaca-se o ecrã central tátil rotativo, que pode ser operado tanto na vertical como na horizontal, e que oferece suporte para Apple CarPlay e Android Auto.
Em termos de segurança, todos os modelos do BYD Dolphin incluem aviso de colisão frontal, travagem autónoma de emergência, alerta de colisão traseira, assistência para tráfego na retaguarda do veículo, aviso de saída de faixa e sistema de manutenção de faixa de rodagem.
Condução inteligente e outras funcionalidades
O Dolphin vem equipado com o cruise control adaptativo e o cruise control inteligente. Para maior segurança nas manobras, conta com uma câmara panorâmica que proporciona uma visibilidade de 360° ao condutor. Além disso, diversas ajudas adicionais ao condutor estão incluídas, tais como o sistema de deteção de ângulo morto, controlo eletrónico de estabilidade, controlo de tração, controlo de descida em declive, sistema auto hold e reconhecimento de sinais de trânsito com controlo inteligente dos limites de velocidade.
V2L: Dolphin como fonte de energia
Uma das funcionalidades inovadoras do Dolphin é o V2L (Vehicle-to-Load), que permite que o veículo forneça energia a dispositivos externos com uma potência máxima de 3,3 kW. O BYD pode ser utilizado para alimentar aparelhos como um fogão elétrico durante um piquenique ou carregar uma bicicleta elétrica.
Outros artigos interessantes: