Se tens acompanhado a evolução do Google Chrome, já deves ter reparado que a empresa está sempre à procura de formas de melhorar a experiência do utilizador. Desta vez, o gigante da tecnologia está a preparar uma atualização de segurança significativa que introduzirá um total de sete novas funcionalidades no Chrome para computadores e iOS.
Das sete novas funcionalidades, quatro estão a caminho dos utilizadores de computadores e todas estão relacionadas com o software Gestor de Palavras-passe da empresa. Portanto, mantém os olhos bem abertos para este patch quando chegar.
Uma das novidades é que o Gestor de Palavras-passe terá um novo local no menu de configurações do Chrome. Lá, poderás gerir as tuas credenciais de login ou ajustar as tuas configurações de segurança. Mas, se preferires uma abordagem mais direta, também podes “criar um atalho no ambiente de trabalho para o Gestor de Palavras-passe da Google”, de acordo com a publicação.
Outra novidade interessante é a possibilidade de anotares notas para logins específicos. Por exemplo, se tens várias contas num mesmo site e tens dificuldade em lembrar-te de todos os detalhes, podes clicar no ícone de chave na barra de endereços do Chrome para abrir um menu de contexto, revelando as tuas notas com esses detalhes.
Importação de palavras-passe e aplicações suportadas
A Google também vai permitir que importes palavras-passe de gestores de terceiros para o Chrome no teu computador. Segundo a página de ajuda da Google, deves primeiro converter as tuas credenciais num ficheiro .csv antes de carregar qualquer coisa no navegador.
No entanto, parece que a ferramenta só será capaz de trazer a tua informação de determinadas aplicações. Essas aplicações são Microsoft Edge, Safari, 1Password, Bitwarden, Dashlane e LastPass. Ainda não há informação sobre planos futuros para suportar outras fontes.
Novidades a caminho
Quanto às três últimas adições, chegarão mais tarde no ano.
Primeiro, o Chrome para computadores receberá autenticação biométrica, algo que até agora tem sido exclusivo da aplicação móvel. A Google afirma que ao ativares esta função, estás a adicionar uma segunda “camada de segurança antes” de preencher automaticamente as credenciais.
No iOS, a Ferramenta de Verificação de Palavras-Passe do Chrome começará a sinalizar logins problemáticos. A ferramenta incentivará a mudança de informação se detetar uma palavra-passe fraca, reutilizada ou comprometida.
Outros artigos interessantes: