Segundo informações, a Apple encontra-se atualmente a desenvolver dois novos headsets de realidade aumentada/virtual. O relato indica que a empresa planeia um modelo mais acessível para o final de 2025, enquanto o outro será a sequela do aclamado Vision Pro.
A Apple tem a habilidade única de captar atenções quando apresenta um produto. O Vision Pro, por exemplo, é o primeiro headset da empresa voltado para o mercado de realidade virtual, custando uns consideráveis 3500 dólares. Se o preço te parece excessivo, então talvez devas esperar até ao final de 2025 para poderes adquirir um modelo mais económico.
Modelo económico e uma sequela promissora
O jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, revelou notícias acerca dos novos headsets da Apple na sua newsletter Power On. Ele afirmou que a Apple está a desenvolver um headset não-Pro, que pretende ser uma versão mais acessível. Este produto poderá ter menos câmaras, ecrãs de menor qualidade e um processador menos potente, para que possa ser vendido a um preço mais baixo para os clientes.
Gurman acrescentou ainda que este headset não-Pro da Apple poderá ser lançado com um design de fita de cabeça mais básico e que talvez seja necessário emparelhá-lo com os AirPods para som espacial. No entanto, o headset poderá manter o seu ecrã externo EyeSight ou o rastreamento de mãos/olhos como características principais.
Vision Pro: a sequela
Além deste modelo mais económico, a gigante da tecnologia está também a desenvolver uma sequela para o seu elegante headset Vision Pro. Gurman refere que este modelo de sequela contará com um processador mais rápido, além de outras melhorias que poderão ser aplicadas antes do lançamento oficial.
Parece evidente que a Apple quer adotar a mesma estratégia de marketing do iPhone para o mercado de headsets. A linha de produtos mais vendida da empresa tem variantes standard a um preço mais baixo e uma variante Pro para os clientes que desejam a experiência máxima e não têm limite de orçamento. Tal estratégia poderia ajudar a empresa a expandir o seu alcance.
Aguardamos com expectativa mais detalhes acerca deste novo headset VR standard da Apple, planeado para o final de 2025. Resta-nos aguardar para ver como este se distinguirá do modelo Vision Pro em termos de especificações e preço. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, já afirmou recentemente que o headset Vision Pro da Apple não é um rival para o Quest 3 da sua empresa, devido ao seu preço elevado.
Outros artigos interessantes: