Já te aconteceu quereres ver um filme específico e não o conseguires encontrar em nenhum serviço de streaming? Pois bem, a Google está a tentar resolver essa questão com o seu serviço Android TV. A empresa está a introduzir um novo separador de “Comprar” na sua plataforma Android TV, proporcionando aos utilizadores uma forma mais direta de comprar ou alugar filmes.
Facilidade de compra em primeiro plano
À primeira vista, este novo separador parece muito com a secção “Descobrir” já existente, uma vez que ambos apresentam conteúdo que podes assistir. Contudo, a “Descobrir” exige que navegues por vários menus, enquanto com a “Comprar”, podes adquirir um filme na hora, sem precisar de uma subscrição a qualquer serviço. Contudo, há algumas restrições.
Segundo a página de ajuda da Android TV, os utilizadores só podem obter conteúdo de quatro fontes específicas: a própria Android TV, a Google TV, o Google Play Filmes & TV e o YouTube. Não há suporte para serviços de terceiros, como a Netflix.
A tua biblioteca pessoal à mão
A empresa acrescenta que tudo o que alugares ou comprares pode ser acedido através da tua biblioteca pessoal encontrada no separador “Comprar”. Podes então assistir ao filme na tua Android TV ou enviá-lo para a aplicação móvel Google TV, no teu smartphone ou tablet, para visualização offline.
Nos próximas semanas, a atualização chegará aos dispositivos Android TV nos Estados Unidos. Há relatos de que o separador “Comprar” será lançado em outros 23 países, embora uma lista completa não tenha sido encontrada. A Google afirma ainda que algumas funcionalidades e conteúdos podem estar excluídos em certas regiões.
A Android TV no centro das atenções
Este é um momento interessante para a Android TV, que parece estar a transformar-se na próxima grande plataforma de conteúdo da Google.
No mês passado, ganhou mais de 800 canais gratuitos através de um novo separador “Ao Vivo”. As pessoas podem assistir a novos canais de grandes empresas de média e programação de todo o mundo em mais de 10 idiomas diferentes. No futuro, a gigante da tecnologia planeia atualizar o software com o lançamento do Android TV 14. Uma recente beta dá algumas pistas sobre o que pode vir aí. Parece que a Android TV vai ganhar uma funcionalidade de atalho personalizável que pode ser ligada a uma aplicação específica ou a uma porta HDMI num ecrã.
Fica atento, porque isto é só o começo. A Google parece estar a abrir espaço para a Android TV ao eliminar a sua plataforma Play Movies & TV de várias plataformas. A aplicação oficial foi descontinuada em várias TVs de terceiros em 2021 e até foi removida da Google TV no ano passado. Pelo que tudo indica, a Android TV é o futuro da empresa.
Outros artigos interessantes: