A Amazon prepara-se para dar um salto significativo na corrida pela próxima geração de Inteligência Artificial (IA), ao investir 100 milhões de dólares no seu novo Centro de Inovação de IA Generativa, numa tentativa de competir com gigantes tecnológicos como Microsoft e Google.
Um foco na próxima geração de IA
Enquanto muitas empresas se esforçam para trazer as suas versões de ferramentas de IA e escritores de IA para o mercado, a divisão de cloud da Amazon tem estado focada em ajudar as startups a alcançar esse ponto. O novo programa tem como objetivo conectar peritos em IA e Machine Learning (ML) com os clientes da Amazon Web Services (AWS) para ajudá-los a projetar e implementar novos produtos de IA generativa.
Clientes e parceiros na linha da frente
A lista de clientes inclui empresas como Ryanair, Highspot, Lonely Planet e Twilio. Segundo um comunicado de imprensa da Amazon, “empresas de todos os tipos estão entusiasmadas com o potencial da IA generativa para transformar as suas ofertas e operações”, e espera-se que a lista de encomendas continue a crescer.
Matt Garman, vice-presidente sénior de vendas, marketing e serviços globais da AWS, sublinhou a ânsia dos clientes por “orientação sobre como começar rapidamente e com segurança com a IA generativa”. Com uma equipa composta por estrategistas, cientistas de dados, engenheiros e arquitetos de soluções, a AWS espera impulsionar as próximas etapas de pesquisa, como a descoberta de medicamentos na saúde e o aumento da proteção na área financeira.
Evidentemente, haverá um grande foco nos próprios produtos da Amazon, nomeadamente nas instâncias EC2 alimentadas pelos processadores Inferentia e Trainium desenvolvidos internamente, bem como nas instâncias alimentadas pelo Nvidia H100.
Com esta iniciativa, a Amazon procura atrair potenciais clientes para o seu próprio ecossistema. A criação do Centro de Inovação de IA Generativa promete ser bem recebida por startups e empresas já estabelecidas, enquanto estas lutam para se manter na vanguarda da tecnologia.
Outros artigos interessantes: