A gigante do comércio eletrónico, Amazon, está prestes a inovar na sua oferta de streaming. Segundo um relatório recente do The Wall Street Journal, a empresa planeia lançar uma nova versão de Prime Video apoiada por publicidade. Esta parece ser a nova tendência entre as plataformas de streaming, com a Netflix já a adotar um modelo semelhante e a Amazon a seguir os seus passos.
Não é surpresa que a Amazon esteja a planear este movimento, visto que a empresa tem recrutado executivos para posições relacionadas com vídeo sob demanda com suporte publicitário (AVOD) e televisão de streaming gratuita suportada por anúncios (FAST) desde o último outono.
Serviço de qualidade a preço reduzido
O Prime Video da Amazon custa atualmente (nos Estados Unidos) $8.99 por mês, ou faz parte da assinatura Prime de $14.99/mês, o que o torna um dos serviços de streaming mais acessíveis do mercado. No entanto, a Amazon tem investido grandes quantias em desportos, como o Thursday Night Football, por isso, não seria de estranhar se os preços aumentassem em breve.
Ainda está nas “fases iniciais” o desenvolvimento deste novo modelo, por isso, ainda pode demorar algum tempo até termos uma ideia clara do preço deste novo serviço.
A Amazon tem aproximadamente 74 milhões de subscritores de Prime Video na América do Norte. Embora a empresa não divulgue o número exato de membros Prime, estima-se que o Prime Video tenha cerca de 73,39 milhões de subscritores nos EUA e no Canadá. Este número ultrapassa alguns outros serviços de streaming, como o SHOWTIME e o STARZ. No entanto, é importante lembrar que nem todos os membros Prime usam o Prime Video, por isso, estes números podem não ser totalmente precisos.
Um pouco de publicidade não faz mal a ninguém
Será que a adição de anúncios ao Prime Video é uma má ideia? Claro que não. Apesar de inicialmente resistirmos à ideia de ver publicidade em plataformas que pagamos, este conceito tem-se tornado a norma. Se conseguirmos usufruir do serviço por um preço menor e apenas termos de ver alguns anúncios, a maioria de nós provavelmente não se importará. Além disso, se a Amazon decidir adicionar canais FAST, isso poderia aumentar significativamente a sua base de utilizadores.
Outros artigos interessantes: