O teu smartphone parece diferente hoje? Não te preocupes, não estás a ver coisas. A Google Play Store sofreu uma actualização recente que trocou o verde habitual por um azul de destaque em toda a aplicação.
Afinal, o que mudou na Google Play Store?
Até há pouco tempo, a Google utilizava um esquema de cores dinâmicas no campo de pesquisa, nas abas superiores e na barra inferior da Play Store. No entanto, esta funcionalidade de cor dinâmica não estava presente em todas as partes da aplicação. Por exemplo, em áreas como a página de actualizações “Gerir aplicações e dispositivo”, a cor de destaque continuava a ser o verde.
Na noite de quarta-feira, essa cor dinâmica foi substituída pelo azul em todo o lado. No entanto, não penses que o azul veio para ficar definitivamente. Muito provavelmente, esta é uma preparação para a adopção completa do esquema de cores dinâmicas em toda a aplicação, com o azul a ser usado como uma cor temporária.
Novidades a caminho: a sincronização de aplicações
Mas as mudanças não ficam por aqui. A Google também começou a disponibilizar em pleno a funcionalidade “Sincronizar aplicações com dispositivos”. Esta funcionalidade entrou em fase de testes em março e até agora estava mais visível em tablets e Chromebooks.
A mudança para o azul em partes da aplicação que já haviam sido actualizadas pode parecer um pouco contraproducente. Contudo, com esta actualização do lado do servidor que começou no fim de semana e que agora parece estar completa, a Google parece estar a preparar terreno para novidades futuras.
Por agora, a Google Play Store apresenta-se de azul. Aguardamos com expectativa para ver o que se segue nesta aventura colorida.
Outros artigos interessantes: