Phil Spencer, líder da divisão Xbox, admitiu recentemente que a Xbox Series X está atrás da PS5 e da Nintendo Switch.
Apesar de a Xbox Series X ser uma consola de última geração bastante poderosa, não tem vendido tão bem quanto os principais produtos da concorrência. Numa entrevista recente no programa Kinda Funny Xcast, o responsável da Xbox confessou: “Não estamos no negócio de ‘ultrapassar a Sony ou a Nintendo’, não há vitória ou solução para nós. Sei que isso vai chatear algumas pessoas, mas é a verdade”.
É uma afirmação ousada e sincera do líder da divisão de consolas, mas que Spencer defende: “Quando estás em 3º lugar e a tua concorrência é tão forte como a deles, a nossa visão é que qualquer pessoa que esteja na nossa consola esteja investida na nossa plataforma e se sinta parte de um enorme ecossistema.” Ele salienta que, embora a Xbox Series X e a Xbox Series S não tenham o mesmo sucesso aclamado da PS5 ou da Nintendo Switch, a maior força reside em ter apoio geracional de uma forma que a concorrência não consegue igualar.
O sucesso do Xbox Game Pass
A marca tem maior sucesso com o Xbox Game Pass, que tem revolucionado a indústria ao oferecer os melhores jogos da Xbox Series X por um preço mensal baixo. É algo em que Phil Spencer acredita, mas que não pode mudar o rumo das coisas: “Perdemos a maior geração de consolas que havia para perder, então, quando construímos a Xbox, queremos que seja fantástica. Se nos concentrarmos em ótimos jogos, isso não significa que venceremos a corrida das consolas”.
Um jogo de números
Até março de 2023, a Xbox Series X vendeu pouco menos de 21 milhões de unidades em todo o mundo. Em contraste, a PS5 vendeu quase o dobro, segundo os últimos dados divulgados pela Sony, com a gigante japonesa de hardware a aproximar-se dos 40 milhões de consolas vendidas. Ambos os sistemas foram lançados em novembro de 2020, há quase três anos, e estão amplamente disponíveis nos EUA, Reino Unido e Austrália, com a escassez e necessidade de reposição agora resolvidas.
Comparar os registos de vendas da Xbox Series X com a Nintendo Switch é menos justo, já que esta última está disponível há mais três anos (lançada em 2017) e tem apelo ao mercado de consolas portáteis. A Nintendo Switch vendeu 122,5 milhões de unidades, segundo o relatório de resultados da Nintendo de 7 de fevereiro. O híbrido portátil tornou-se a terceira consola de videojogos mais vendida de todos os tempos, superada apenas pela PS2 e pela Nintendo DS. A Nintendo Switch vendeu 100 milhões de unidades a mais do que a Xbox Series X.
Outros artigos interessantes: