Muitas pessoas têm feito do TikTok a sua principal fonte de rendimento, e a popular aplicação de partilha de vídeos está a encontrar novas formas de o fazer. Após um período de testes beta iniciado em fevereiro, o TikTok lançou o seu novo programa de monetização para criadores. A empresa delineou os requisitos para este novo programa, que podem ser difíceis de alcançar para os iniciantes.
O Fundo para Criadores e a sua evolução
Anteriormente, o TikTok apresentou o seu Fundo para Criadores. Lançado em 2020, o Fundo para Criadores prometia distribuir um total de 200 milhões de dólares em incentivos para os criadores. Acabou por aumentar esse valor para mil milhões de dólares após o seu lançamento. No entanto, alguns criadores não ficaram impressionados, pois recebiam apenas alguns cêntimos por vídeos que alcançavam milhões de visualizações.
Objetivos do novo programa de monetização do TikTok
A empresa anunciou hoje (via Engadget) que o novo programa de monetização pretende oferecer melhores incentivos aos criadores. Se és um criador entusiasmado no TikTok, então isto é algo para o qual podes trabalhar. Para seres elegível para este novo programa de monetização, precisas ser um Criador TikTok com base nos Estados Unidos e ter pelo menos 18 anos.
Parece uma jogada ousada para o TikTok lançar esta nova plataforma nos Estados Unidos, já que a empresa ainda está a lutar com o governo americano para evitar ser banida no país. De qualquer forma, os criadores do TikTok podem aproveitar os benefícios enquanto podem.
Requisitos e barreiras à entrada no programa
No entanto, nem todos os criadores de conteúdo poderão participar devido à elevada barreira à entrada neste programa. Para te qualificares, deves ter pelo menos 10.000 seguidores e ter alcançado pelo menos 100.000 visualizações nos últimos 30 dias. TikTokers mais estabelecidos já ultrapassaram facilmente esses requisitos, mas os que estão a começar terão um longo caminho pela frente.
Há outra barreira à entrada que pode desencorajar alguns TikTokers. Os vídeos publicados devem ser de boa qualidade, o que significa que os vídeos devem ser de conteúdo original, de alta qualidade e com mais de 1 minuto de duração.
Atualmente, não há uma definição clara do que constitui um vídeo de qualidade, mas existem alguns critérios objetivos. Por exemplo, republicar vídeos de outras pessoas não é permitido. Por enquanto, não se sabe se este novo programa pagará mais aos criadores do que o antigo Fundo para Criadores. Só o tempo dirá.
Outros artigos interessantes: