O mundo inteiro fala de sustentabilidade e todos somos chamados a assumir a nossa parte e a agir. É necessário ter presente que a sustentabilidade não acontecerá de súbito como resultado de um webinar, de uma palestra ou através de uma partilha. Exige uma clara redefinição de atitudes que passa naturalmente por adquirir conhecimento e transformar a nossa visão face ao seu significado, vertentes e boas práticas. Somente através da educação conseguiremos. Educar para a sustentabilidade é essencial para que seja possível passarmos do diálogo à ação.
Antes de surgirem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), a ONU quis aprofundar conhecimentos e partilhas com a finalidade de criar estratégias para o que se pretende que seja Desenvolvimento Sustentável.
Quando consideramos o Desenvolvimento temos sempre que considerar três elementos principais: as Pessoas, o Planeta e a Prosperidade. Mas por forma a assegurar os reais desafios da sustentabilidade foi necessário considerar também que o desenvolvimento aconteceria de forma colaborativa, e houve consequentemente a necessidade de considerar as Parcerias e, da mesma forma, que tudo fosse trabalhado em ambiente de Paz.
Cinco Elementos integrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Nascem então os 5 elementos principais para o que se pretende que seja o Desenvolvimento Sustentável, que podemos considerar como 5 P’s:
– As Pessoas, com o objetivo de erradicar a pobreza, garantir equidade e uma vida digna em autonomia.
– O Planeta, para que juntos nos seja possível proteger os recursos naturais
– A Prosperidade, enquanto modelo económico que nos garanta uma vida digna e plena
– A Paz, promovendo sociedades pacíficas, justas e inclusivas
– As Parcerias, que fortalecem a capacidade de todos trabalharem em conjunto para atingir os objetivos comuns, potenciando a criação de instituições sólidas
Nenhum destes elementos pode ser analisado isoladamente, devendo sempre ser relacionadas entre si. E é onde se encontram estes cinco elementos que nascem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
ODS e uma Agenda Global ambiciosa
Os ODS são parte de uma agenda ambiciosa e global prevista para alcançarmos as transformações necessárias e sempre com foco nas pessoas e nos direitos humanos.
E é com conhecimento desta abordagem holística que devemos encontrar formas de cooperar e educar para a transformação necessária. E neste sentido, o caminho deverá ser numa dimensão transversal educativa, onde são educados adultos, jovens e crianças. É fundamental educar na família, educar nas escolas e educar nas empresas. Educar a sociedade e em todos os setores.
Desenvolver e instalar modelos de educação responsáveis que permitam aprender a conhecer e a replicar, sempre de olhos postos na proteção de um futuro em dignidade, que contempla e abraça as gerações futuras, numa dimensão de ética e de cuidado para com a humanidade e a casa comum.
Outros artigos interessantes: