O realizador Steven Spielberg afirma ser totalmente contra a reedição de filmes, apesar de o ter feito com E.T. O Estraterrestre
“Para mim, é sacrossanto… Não acredito na censura dessa forma”, afirmou o realizador vencedor de vários Óscares, quando questionado por Edward Felsenthal na Time100 Summit, que decorreu em Nova York.
Em causa está a tendência de obras de arte, sejam filmes ou livros, serem reeditadas de acordo com as tendências da atualidade. Spielberg é contra, afirmando que as mesmas refletem a época em que foram criadas.
Mas a verdade é que o realizador já o fez. Na edição comemorativa dos 20 anos da estreia de E.T., Spielberg substitui armas por walkie talkies numa cena em que agentes federais apontavam armas aos protagonistas. Embora diga que inicialmente foi sensível ao facto de uma cena mostrar agentes federais a aproximarem-se de um grupo de crianças com armas de fogo em punho, o realizador afirma agora ter cometido um erro.
“Nunca deveria ter mexido nos arquivos do meu próprio trabalho e não recomendo a ninguém fazer isso”, disse o cineasta. “Todos os filmes são uma espécie de simbolização de onde estávamos quando o fizemos e de como era o mundo”, acrescentou.
Outros artigos interessantes: