A gigante da colaboração online, Slack, anunciou a integração do ChatGPT, uma nova experiência de inteligência artificial (IA) para a sua plataforma, com o objetivo de transformar a forma como o trabalho é realizado.
IA no centro das operações
Em parceria com as plataformas Customer 360 e Data Cloud da empresa-mãe Salesforce, o Slack GPT buscará aumentar a utilidade da IA para as empresas, integrando aplicações e serviços diretamente na plataforma. Embora ainda não haja uma data de lançamento confirmada, a Slack promete que a nova IA nativa estará disponível para os utilizadores empresariais de imediato.
Ferramentas e funcionalidades
O Slack GPT oferecerá ferramentas como resumos de conversas baseados em IA e assistência para escrita, acessíveis com apenas um clique. Entre as funcionalidades, estão os resumos de conversas que permitem obter um apanhado rápido de todas as mensagens não lidas no Slack e a capacidade de o Slack GPT entrar numa reunião e resumir o que foi dito.
A IA também permitirá aos utilizadores empresariais do Slack compor mensagens mais adequadas para os clientes, ajustando o conteúdo e o tom conforme o destinatário. Equipas de vendas poderão utilizar as ferramentas para gerar automaticamente resumos de canais de contas, recomendações de clientes e mensagens para potenciais clientes, economizando tempo e trabalhando de forma mais eficiente.
Os profissionais de marketing poderão gerar automaticamente textos e imagens para blogs, campanhas de e-mail, redes sociais e publicidade antes de partilhar com a equipa, agilizando a colaboração. Agentes de atendimento ao cliente poderão resolver casos e responder a clientes de forma mais rápida com soluções e respostas geradas por IA, além de gerar resumos de casos para partilhar conhecimentos com a equipa.
Workflows sem código e integração de aplicações
Os utilizadores também poderão criar facilmente workflows sem código, permitindo e incorporando ações de IA usando instruções passo a passo simples, facilitando a implementação de novas ferramentas e funcionalidades de IA. Isto inclui a integração de modelos de linguagem ampla (LLMs), como o ChatGPT, bem como futuras ofertas desenvolvidas pela Salesforce.
A Slack afirma que existem também centenas de aplicações de IA que serão integradas à plataforma, e a comunidade de desenvolvedores poderá criar e construir novas soluções para qualquer caso de uso.
Lidiane Jones, CEO da Slack, destaca o potencial da IA: “A IA gerativa tem um enorme potencial para redefinir a forma como o trabalho é realizado e desbloquear uma produtividade empresarial significativa.” Ela acredita que o Slack GPT é a plataforma de IA conversacional do futuro, ajudando as organizações a explorar facilmente os seus dados confiáveis de clientes e conhecimento essencial dos funcionários, trabalhando de forma mais inteligente e tomando decisões mais acertadas rapidamente.
A iniciativa é apoiada por novas pesquisas da Slack, que sugerem que as ferramentas de IA e automação são fundamentais para impulsionar a produtividade dos funcionários. O mais recente relatório State of Work da empresa mostra que as empresas que adotaram a IA têm 90% mais probabilidade de apresentar níveis mais elevados de produtividade do que aquelas que não o fizeram, poupando horas de trabalho aos colaboradores.
Outros artigos interessantes: