O mercado global de smartphones passou por um momento invulgar no 1º trimestre de 2023. O mercado registou uma queda anual e trimestral, e embora a Samsung tenha ultrapassado a Apple nas vendas de smartphones, a rival de Cupertino registou a maior quota de mercado no 1º trimestre.
No primeiro trimestre do ano, o mercado de smartphones caiu 14% ano a ano e 7% trimestre a trimestre. Todas as fabricantes juntas enviaram um total de 280 milhões de smartphones nos primeiros três meses do ano, segundo dados da Counterpoint Research.
A Samsung registou o maior número de envios, com 60,6 milhões de unidades, seguida pela Apple, com 58 milhões, e Oppo, com 30,5 milhões. No entanto, todas as fabricantes sofreram uma queda anual. As vendas da Samsung caíram 19% em comparação com o primeiro trimestre de 2022, enquanto as da Apple e Xiaomi caíram 2% e 22%, respetivamente.
Apple lidera em quota de receita, superando a Samsung em 31%
Em termos de vendas, a Samsung superou a Apple em 1% e recuperou a liderança no 1º trimestre após perdê-la para a Apple no 4º trimestre de 2022. No entanto, a Apple teve a maior quota de lucro operacional, com uma diferença de 72% em relação à Samsung.
Da mesma forma, a Apple gerou metade da receita total de todas as marcas de smartphones combinadas. A empresa atingiu uma quota de receita de 50% no primeiro trimestre de 2022, enquanto a Samsung teve uma quota de receita de 19% no mesmo período.
Os analistas do mercado afirmam que as receitas globais da Samsung no 1º trimestre caíram menos porque o lançamento da série Galaxy S23 permitiu à empresa aumentar o seu preço médio de venda em 17% ano a ano e 35% trimestre a trimestre.
Os analistas atribuem o bom desempenho da Apple a alguns fatores. Um deles é “a aderência do seu ecossistema” e outro é que a marca atrai consumidores da Geração Z e pessoas dispostas a gastar mais em dispositivos que possam usar por um período mais longo.
Outros artigos interessantes: