A Microsoft tem atacado ferozmente a quota de mercado do navegador e do motor de busca do Google, mas este último continua a sair-se vitorioso. Uma das mais recentes vitórias do Google foi reportada pelo The Wall Street Journal, que afirmou que a Samsung decidiu manter o Google como o motor de busca predefinido nos seus smartphones e tablets.
Reportava-se que a empresa sul-coreana considerava a mudança para o Bing, cuja atractividade tem aumentado nos últimos meses devido a novas funcionalidades de pesquisa e chat alimentadas por inteligência artificial.
Parceria entre Samsung e Microsoft
A Samsung e a Microsoft mantêm uma parceria sólida em quase todas as outras áreas. A Microsoft é um dos maiores parceiros empresariais do fabricante de smartphones sul-coreano. A empresa destaca as várias aplicações de produtividade da Microsoft nos seus telefones e tablets e colaboram estreitamente na produção de portáteis Windows. A Samsung também teve um papel importante no desenvolvimento do Phone Link, que permite gerir os teus dispositivos Android a partir de PCs Windows.
Embora a adoção do Bing pudesse fazer sentido em alguns aspectos – especialmente dada a crescente popularidade deste motor de busca graças ao seu Bing Chat baseado no ChatGPT – fontes próximas da Samsung revelaram ao The Wall Street Journal que a empresa parou de considerar essa mudança por agora.
Segundo fontes anónimas, a Samsung estava inicialmente a considerar a mudança para o Bing porque queria “diversificar o software do seu smartphone”. Os smartphones da Samsung utilizam o sistema operativo Android do Google e vêm com a suite de aplicações móveis do Google pré-instaladas, resultando numa forte dependência do Google. Mudar para o Bing como motor de busca predefinido teria reduzido a dependência da Samsung em relação ao Google, ainda que provavelmente de uma forma quase imperceptível dada a omnipresença do Google no ecossistema Android.
Google Search seguro por agora
O relatório do WSJ também indica que a Samsung não acreditava que a mudança para o Bing como motor de busca predefinido causaria uma rutura significativa com o Google, pois a mudança só afetaria o navegador próprio da Samsung, que vem pré-instalado nos seus dispositivos. Segundo as fontes do WSJ, a maioria dos utilizadores não opta pelo navegador da Samsung e escolhe uma opção diferente, por isso a mudança para o Bing provavelmente não causaria grande impacto.
De qualquer forma, parece que a Samsung já não está a considerar a mudança, embora isso não signifique que a opção esteja definitivamente descartada. As fontes do WSJ sugerem que a Samsung pode ainda estar aberta à ideia de adotar o Bing no futuro, mas, por enquanto, parece que o Google Search vai continuar a ser o motor de busca predefinido nos dispositivos da Samsung.
Outros artigos interessantes: